Padre Peter Stilwell é novo reitor em Macau

O padre Peter Stilwell será a partir de maio o novo reitor na Universidade de São José, em Macau, uma instituição fundada pela Fundação Católica de Ensino Superior Universitário de Macau, que foi instituída pela Universidade Católica de Portugal e pela Diocese de Macau.

À Agência Ecclesia, o até agora vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, destaca a ligação que o estabelecimento macaense tem estabelecido com alunos vindos de outros países asiáticos, como "Birmânia, Vietname, Tailândia e Singapura".

"Estas pessoas recorrem à Universidade de São José para estudar teologia e seria interessante aprofundar esses laços", salienta.

Nos objectivos do padre Peter Stilwell está o reforço da ligação com a comunidade cristã local e também da China, onde o corte das relações diplomáticas entre o Estado e a Santa Sé, em 1951, obrigou milhões de fiéis a viverem na clandestinidade.

O sacerdote defende que "a universidade cresceu muito rapidamente ao longo dos anos, mas um pouco fechada sobre si própria e portanto, importa estabelecer pontes com a sociedade, com as aspirações dos macaenses".

Em relação à proximidade com a Igreja Católica da China - em comunhão com a Santa Sé e não reconhecida pelo Governo do presidente Hu Jintao - o novo reitor sublinha o facto de "nos últimos anos, o clero chinês ter vindo a Macau fazer a sua formação".

Aos 65 anos, o sacerdote substitui no cargo o professor Rúben de Freitas Cabral, que teve de abandonar Macau por razões pessoais.

Ler mais

Exclusivos