Novo reitor da UMa quer criar novo curso de turismo

O professor catedrático José Manuel Carmo, de 57 anos, foi hoje eleito reitor da Universidade da Madeira (UMa), onde pretende criar um curso de turismo avançado, anunciou o estabelecimento de ensino superior.

José Manuel Carmo, natural de Lisboa, é, desde 2000, professor catedrático na UMa e foi em 2004, reitor interino da universidade. Sendo que, em 2012, foi eleito para o Conselho Geral como representante dos professores e investigadores.

O novo reitor defendeu hoje, em audição pública, que a criação de um curso de turismo avançado, a acreditação e a internacionalização são as prioridades do seu mandato. Outros objetivos de José Manuel Carmo são a acreditação dos cursos do primeiro, segundo e terceiro ciclos, o reforço do corpo docente e o incremento da investigação.

A formação ao longo da vida, a internacionalização da UMa através da captação novos públicos e o desafio da criação, na aérea do turismo, de um curso avançado com a colaboração de outras universidades são também objetivos do novo reitor.

"Penso que este desafio tem condições para ser realizado, desde que consigamos juntar o Governo Regional e entidades privadas numa aposta na formação avançada e na investigação", disse, acrescentado que "seria um grande contributo para o desenvolvimento da Região e para a missão da Universidade".

José Manuel Carmo espera alcançar os meios financeiros para cumprir os seus compromissos através de fundos comunitários do quadro de apoio 2014-2020, "numa aposta na investigação e no desenvolvimento".

Ler mais

Exclusivos