Nove regiões do continente e Açores em risco muito elevado de radiação UV

As regiões de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Santarém, Portalegre, Évora e Beja e o arquipélago dos Açores apresentam esta terça-feira níveis muito elevados de exposição à radiação UV

Nove regiões do continente e o arquipélago dos Açores apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, as regiões de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Santarém, Portalegre, Évora e Beja e o arquipélago dos Açores apresentam hoje níveis muito elevados de exposição à radiação UV.

O arquipélago da Madeira e as regiões de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal e Faro apresentam risco elevado.

O IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde, e sendo moderado a forte de nordeste, até final da manhã e a partir do final da tarde, nas terras altas.

As temperaturas mínimas vão variar entre 3 graus Celsius (em Bragança) e os 16 (em Faro) e as máximas entre 19 (na Guarda) e os 28 (em Faro e Santarém)

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Centro, pequena subida da temperatura mínima na região Sul e subida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas vão variar entre 3 graus Celsius (em Bragança) e os 16 (em Faro) e as máximas entre 19 (na Guarda) e os 28 (em Faro e Santarém).

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas nas vertentes sul, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas e vento moderado a forte de nordeste, soprando por vezes forte e com rajadas até 70 quilómetros por hora, nas terras altas e no extremo leste da ilha.

No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre 17 e 23 graus Celsius.

Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas e vento sul bonançoso.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre os 16 e os 21 graus, na Horta entre os 14 e os 21, em Angra do Heroísmo entre 14 e 19 e em Ponta Delgada entre 13 e 20.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.