NATO: Maior exercício militar aliado já começou em Beja

O Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) anunciou esta terça-feira que já se iniciou a primeira fase do exercício da NATO "Trident Juncture 2015", a decorrer em Portugal, Espanha e Itália.

Esta primeira fase do que é considerado como "o maior exercício da história recente da NATO", num quadro de crescente tensão político-militar com a Rússia, prolonga-se até ao dia 16 deste mês e envolve duas centenas de militares de vários países aliados.

O exercício de postos de comando, a decorrer no Regimento de Infantaria nº1, em Beja, visa certificar a força de reação da NATO para 2016 (NRF16, sigla em inglês) e o estado-maior do quartel-general do comando conjunto de forças de Brunssum, na Holanda.

O "Trident Juncture 2015", que envolve um total de efetivos superior a 36 mil efetivos - maid de 10 mil destacados em Portugal - de três dezenas de países da Aliança e de países parceiros, pretende "demonstrar a capacidade da NATO em planear, gerar, preparar, projetar e sustentar forças e meios atribuídos" para uma determinada missão.

A segunda fase do exercício, de 21 de outubro a 6 de novembro, centra-se no treino tático das várias unidades envolvidas para complementar a sua certificação e a dos comandos de componente naval, terrestre e aérea.

Ler mais

Exclusivos