Morreu antigo bispo da Guarda

António dos Santos nasceu em 1932, no concelho de Vagos, em Aveiro, e foi ordenado presbítero em julho de 1956, em Albergaria-a-Velha

O bispo emérito da Guarda morreu na segunda-feira, aos 85 anos, no hospital daquela cidade, anunciou esta terça-feira fonte da diocese.

Em comunicado publicado na sua página da Internet, a diocese da Guarda refere que o antigo bispo faleceu pelas 19:30 de segunda-feira, no Hospital Sousa Martins, onde estava internado.

António dos Santos nasceu a 14 de abril de 1932, no concelho de Vagos, Aveiro, e foi ordenado presbítero em 01 de julho de 1956, em Albergaria-a-Velha.

Entre 1976 e 1979 exerceu as funções de bispo auxiliar na diocese de Aveiro e em 17 de novembro de 1979 foi nomeado bispo da Guarda, mantendo-se em atividade até 01 de dezembro de 2005, altura em que resignou, por motivos de saúde, tendo sido substituído por Manuel Felício, lembra a diocese da Guarda.

A diocese assinalou os 60 anos de ordenação sacerdotal do bispo Emérito da Guarda, no dia 01 de julho de 2016

O corpo do prelado diocesano será velado a partir das 10:30, na igreja da Misericórdia, na cidade da Guarda.

As exéquias solenes serão realizadas na Sé da Guarda, na quarta-feira, às 15:00, seguindo depois o cortejo fúnebre para a sua terra natal, na paróquia de Santo António de Vagos, na região de Aveiro, segundo a diocese.

Ler mais

Exclusivos

Premium

nuno camarneiro

Uma aldeia no centro da cidade

Os vizinhos conhecem-se pelos nomes, cultivam hortas e jardins comunitários, trocam móveis a que já não dão uso, organizam almoços, jogos de futebol e até magustos, como aconteceu no sábado passado. Não estou a descrever uma aldeia do Minho ou da Beira Baixa, tampouco uma comunidade hippie perdida na serra da Lousã, tudo isto acontece em plena Lisboa, numa rua com escadinhas que pertence ao Bairro dos Anjos.

Premium

Rui Pedro Tendinha

O João. Outra vez, o João Salaviza...

Foi neste fim de semana. Um fim de semana em que o cinema português foi notícia e ninguém reparou. Entre ex-presidentes de futebol a serem presos e desmentidos de fake news, parece que a vitória de Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos, de Renée Nader Messora e João Salaviza, no Festival do Rio, e o anúncio da nomeação de Diamantino, de Daniel Schmidt e Gabriel Abrantes, nos European Film Awards, não deixou o espaço mediático curioso.