Ministra da Administração Interna recebe SEF esta tarde

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem agendada greve de dois dias a começar quinta-feira.

A ministra Constança Urbano de Sousa recebe o sindicato do SEF nesta quarta-feira, véspera do início da greve de dois dias, confirmou fonte oficial ao DN.

A greve dos inspetores do SEF, que deverá afetar particularmente os aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, tem por base a exigência de mais recursos humanos e materiais.

O início da reunião está previsto para as 15:30, estando previsto que a governante e o sindicato façam declarações no final.

O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF, cuja greve já levou a ANA a alertar os passageiros para chegarem com pelo menos quatro horas de antecedência aos aeroportos nos dois dias da greve, tem exigido a admissão de mais 200 inspetores para fazer face às exigências de serviço e que têm causado atrasos significativos no controlo de passaportes dos turistas.

A tutela já anunciou ir contratar mais 100 inspetores em 2018 por concurso externo, depois de 13 anos sem lançar qualquer um.

Ler mais

Exclusivos

Premium

nuno camarneiro

Uma aldeia no centro da cidade

Os vizinhos conhecem-se pelos nomes, cultivam hortas e jardins comunitários, trocam móveis a que já não dão uso, organizam almoços, jogos de futebol e até magustos, como aconteceu no sábado passado. Não estou a descrever uma aldeia do Minho ou da Beira Baixa, tampouco uma comunidade hippie perdida na serra da Lousã, tudo isto acontece em plena Lisboa, numa rua com escadinhas que pertence ao Bairro dos Anjos.

Premium

Rui Pedro Tendinha

O João. Outra vez, o João Salaviza...

Foi neste fim de semana. Um fim de semana em que o cinema português foi notícia e ninguém reparou. Entre ex-presidentes de futebol a serem presos e desmentidos de fake news, parece que a vitória de Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos, de Renée Nader Messora e João Salaviza, no Festival do Rio, e o anúncio da nomeação de Diamantino, de Daniel Schmidt e Gabriel Abrantes, nos European Film Awards, não deixou o espaço mediático curioso.