Ministra da Administração Interna recebe SEF esta tarde

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem agendada greve de dois dias a começar quinta-feira.

A ministra Constança Urbano de Sousa recebe o sindicato do SEF nesta quarta-feira, véspera do início da greve de dois dias, confirmou fonte oficial ao DN.

A greve dos inspetores do SEF, que deverá afetar particularmente os aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, tem por base a exigência de mais recursos humanos e materiais.

O início da reunião está previsto para as 15:30, estando previsto que a governante e o sindicato façam declarações no final.

O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF, cuja greve já levou a ANA a alertar os passageiros para chegarem com pelo menos quatro horas de antecedência aos aeroportos nos dois dias da greve, tem exigido a admissão de mais 200 inspetores para fazer face às exigências de serviço e que têm causado atrasos significativos no controlo de passaportes dos turistas.

A tutela já anunciou ir contratar mais 100 inspetores em 2018 por concurso externo, depois de 13 anos sem lançar qualquer um.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Pedro Lains

Compreender Marques Mendes

Em Portugal, há recorrentemente espaço televisivo para políticos no activo comentarem notícias generalistas, uma especificidade no mundo desenvolvido. Trata-se de uma original mistura entre comentário político e espaço noticioso. Foquemos o caso mais saliente dos dias que correm para tentar perceber a razão dessa peculiaridade nacional. A conclusão é que ela não decorre da ignorância das audiências, da falta de especialistas sobre os temas comentados, ou da inexistência de jornalistas capazes. A principal razão é que este tipo de comentário serve acima de tudo uma forma de fazer política.