Ministério da Saúde lança concurso para grau de consultor

Ministério da Saúde vai avançar com abertura de concurso para médicos que queiram aceder ao grau de consultor. A abertura estava prevista para o primeiro semestre deste ano, mas até agora profissionais ainda não tinham tido informação sobre datas.

"Informam-se os interessados que a ACSS, I.P. se encontra em fase de elaboração do aviso de abertura de procedimento concursal nacional de habilitação ao grau de consultor, para efeitos de publicação em Diário da República", refere a Administração Central do Sistema de Saúde numa nota colocada no site oficial.

A abertura estava prevista para o primeiro semestre deste ano, mas a ausência de informação sobre qual a data da abertura do concurso ou a indicação de que o mesmo se iria realizar já tinha sido apontada pelos sindicatos médicos.Os concursos são a forma de progressão na carreira, tema em discussão com o ministério, a par das grelhas salariais.

A questão tornou-se ainda mais relevante depois do Ministério da Saúde ter lançado um concurso através dos serviços partilhados para a contratação de 2,5 milhões de horas através de empresas de prestação de serviços.

Para hoje está marcada uma conferência de imprensa na sede da Ordem dos Médicos, à qual se junta os dois sindicatos, para uma tomada de posição relativa ao concurso e às políticas seguidas pelo Ministério da Saúde.

Exclusivos