Marcelo orgulhoso do "passado, presente e futuro" do Colégio Militar

Presidente disse esperar que um dia os alunos do Colégio Militar possam dizer que serviram Portugal com o seu estudo, a sua vontade, humildade e patriotismo

O Presidente da República expressou esta segunda-feira o seu orgulho no passado, presente e futuro do Colégio Militar, sublinhando a educação e camaradagem que os alunos que passam por essa "grande casa" usufruem.

"O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas tem muito orgulho no passado, no presente e no futuro do Colégio Militar", afirmou o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, numa intervenção na abertura solene do ano letivo do Colégio Militar, em Lisboa.

Falando perante os alunos em formatura, Marcelo Rebelo de Sousa disse esperar que um dia eles possam dizer que serviram Portugal com o seu estudo, a sua vontade, humildade e patriotismo.

"Se assim for terá valido a pena viver os anos únicos de educação, de camaradagem e de descoberta do futuro nesta grande casa que é o Colégio Militar", sublinhou.

Numa muito breve intervenção, que não chegou a ultrapassar os três minutos, e demonstrando algum incómodo pelos alunos que assistiam em formatura aos discursos debaixo de uma chuva cada vez mais intensa, o Presidente da República argumentou que na idade de quem frequenta o Colégio Militar "os atos pesam muito mais do que as palavras" e, por isso, "as palavras devem ser poucas e claras".

"Portugal é o que é devido ao papel das nossas Forças Armadas há quase nove séculos e só será o que quisermos que seja se pudermos continuar a contar com as nossas Forças Armadas dedicadas, competentes, leais servidoras do interesse nacional", vincou.

Repetindo o discurso que há cerca de uma semana fez nos Pupilos do Exército, Marcelo Rebelo de Sousa falou ainda sobre o privilégio que é pertencer a uma instituição como o Colégio Militar.

"É pertencer-se a uma escola de valores, de formação, de serviço nacional", disse.

Devido à chuva que começou a cair no início da cerimónia e se intensificava cada vez mais, o desfile do Batalhão Colegial que se deveria realizar no final foi cancelado.

Ler mais

Exclusivos