Marcelo na 1.ª página de dois jornais egípcios

Esta é a primeira visita de Estado de um Presidente português em 24 anos

Marcelo Rebelo de Sousa teve esta quarta-feira duas pequenas chamadas de primeira página em dois jornais egípcios, em francês e em inglês, a noticiar a visita de Estado ao Egito que vai iniciar ao fim do dia.

No The Egyptian Gazette, em inglês, surge uma notícia de uma coluna, com a foto oficial de Marcelo, em que se destaca o discurso do chefe do Estado num fórum empresarial, na quinta-feira à tarde, na cidade do Cairo, organizada pela câmara de comércio egípcio e o AICEP.

A fotografia principal deste jornal em língua inglesa vai para outra visita, mas do príncipe de Abu Dhabi, Mohamed bem Zayed el-Nahyan, a ser recebido pelo presidente do Egito, Abdel Fatah al-Sisi.

O encontro com Marcelo e al-Sisi, na quinta-feira de manhã, é destacado pelo Le Progrès Egyptien, em língua francesa, que também menciona o "importante discurso" do Presidente português na Universidade de al-Azhar.

Nos dois jornais é ainda referido que esta será a primeira visita de Estado de um chefe do Estado português ao Egito nos últimos 24 anos.

Marcelo Rebelo de Sousa chega esta quarta-feira ao Cairo para uma visita de Estado de três dias ao Egito, a primeira de um Presidente português em 24 anos.

O último Presidente da República a visitar o Egito foi, em 1994, Mário Soares, 11 anos depois de António Ramalho Eanes, em 1983.

A agenda presidencial estará repartida entre encontros oficiais, as oportunidades de negócio e a economia e a cultura.

O programa oficial só começará na quinta-feira de manhã, com o encontro entre os presidentes dos dois países.

Na comitiva presidencial estão representantes da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e uma dezena de empresários portugueses na deslocação a um país com um mercado potencial de quase 100 milhões de pessoas.

Na sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa cumpre uma agenda cultural, visita as pirâmides, o novo museu egípcio e tem encontros com o líder religioso sunita de Al Azhar, Sheikh Ahmed Mohamed el-Tayeb, e com o papa Tawadros II, da Igreja Copta Ortodoxa.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.