Marcelo entrega Ordem da Liberdade a Cavaco

O ex-Presidente da República, Cavaco Silva, recebeu de Marcelo o colar da Ordem da Liberdade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quarta-feira com o Grande Colar da Ordem da Liberdade a Aníbal Cavaco Silva, no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

A cerimónia estava prevista no programa. Segue-se uma receção no palácio para altas figuras do estado.

A cerimónia terminou com um demorado aperto de mão entre o Presidente da República e o seu antecessor, com Marcelo Rebelo de Sousa a deslocar-se depois junto da família de Cavaco Silva, cumprimentando a mulher, os filhos e os netos antes de sair da sala.

Cavaco Silva ficou depois a receber os cumprimentos dos convidados, entre os quais o presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro, o presidente do Tribunal do Tribunal Constitucional, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça e o ex-Presidente da República Ramalho Eanes.

A antiga ministra Assunção Cristas, o líder do CDS-PP, Paulo Portas, a ex-ministra da Saúde do Governo de Cavaco Silva Leonor Beleza estavam também entre os convidados.

Após a condecoração, o ex-presidente da República Cavaco Silva disse que agora vai descansar e assumiu que a saída de Belém marca o "fim de um ciclo", agradecendo a generosidade do sucessor.

Cavaco Silva falou brevemente com os jornalistas quando entrava no carro para deixar o Palácio da Ajuda, em Lisboa: "Eu só posso agradecer a generosidade do novo Presidente da República. As condecorações aceitam-se, não se discutem. E até há quem diga que não se agradecem. Agora vou descansar. Obrigado".

Questionado pelos jornalistas se o fim de dois mandatos significava o fim de um ciclo, Cavaco Silva anuiu: "É o fim de um ciclo, diz bem".

Eleito a 24 de janeiro com 52% dos votos, Marcelo Rebelo de Sousa, 67 anos, tomou hoje posse como Presidente da República, pelas 10:10, depois de jurar cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa.

Esta noite, a partir das 20:20, Marcelo desloca-se aos Paços do Concelho de Lisboa, onde será recebido pelo Presidente e Vereação da Câmara Municipal de Lisboa e assiste a um espetáculo musical.

Leia aqui o "minuto a minuto" deste dia de Marcelo

Ler mais

Exclusivos