Marcelo já falou com Ferro Rodrigues: "Cirurgia correu bem"

"Está em franca recuperação e em boa forma", declarou o Presidente da República aos jornalistas sobre a operação do presidente da Assembleia da República

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou hoje o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, após a cirurgia a que foi submetido, e disse que conversaram e o encontrou em boa forma.

"Está em franca recuperação e em boa forma", declarou o Presidente da República aos jornalistas, à chegada a uma iniciativa na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Ferro Rodrigues estava "muito bem-disposto" e a cirurgia "tinha corrido muito bem", adiantou.

O presidente da Assembleia da República, que é a segunda figura na hierarquia do Estado, foi hoje submetido a uma intervenção cirúrgica num pulmão, no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, que "decorreu com sucesso", divulgou fonte oficial do seu gabinete.

Ressalvando que "sobre a parte clínica falarão os clínicos", Marcelo Rebelo de Sousa relatou que o presidente da Assembleia da República, "ainda não eram seis da tarde, já estava a falar perfeitamente bem" e que conversaram quinze minutos.

"Foi para mim mesmo, que sou um curioso destas matérias, surpreendente a forma em que se encontrava, sobretudo depois de uma intervenção que tinha sido ao começo da tarde", acrescentou.

O chefe de Estado referiu ainda que, porque "leva muito a peito o exercício das suas funções", Ferro Rodrigues "estava um bocadinho obcecado com a ideia de voltar ao trabalho e isso naturalmente não é possível" neste momento.

Numa nota divulgada na terça-feira, o gabinete de Ferro Rodrigues anunciou que o presidente da Assembleia da República seria submetido a uma cirurgia num pulmão, havendo a possibilidade de uma posterior intervenção no outro pulmão, em função da avaliação clínica.

Até ao dia 29 deste mês, nos termos do regimento, o presidente da Assembleia da República será substituído pelo vice-presidente eleito pelo grupo parlamentar a que pertence, neste caso, o deputado do PS Jorge Lacão. Em caso de necessidade, a substituição de Ferro Rodrigues poderá ser prorrogada, referia a mesma nota.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...