05 janeiro 2015 às 17h51

Juiz Carlos Alexandre já deixou o Campus da Justiça

O Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), onde exerce funções o juiz que determinou a prisão preventiva de José Sócrates, está a funcionar a partir de hoje no Tribunal de Polícia, no Palácio de Justiça, em Lisboa, disse à Lusa fonte do tribunal.

Lusa

Em meados de dezembro último, fonte do gabinete do secretário de Estado da Justiça disse à agência Lusa que a transferência de processos do TCIC, que funcionava no Campus de Justiça para as novas instalações, que serão provisórias, já estava a decorrer, adiantando prever que o tribunal começasse a funcionar nas novas instalações em Janeiro.

Fonte do TCIC disse hoje à Lusa que só a partir de hoje o tribunal começou a funcionar em pleno no Tribunal de Polícia.

O TCIC ocupa-se dos casos relacionados com a criminalidade mais grave, organizada e complexa, designadamente os crimes económicos-financeiros, e tem dois juízes de instrução: Carlos Alexandre e João Bártolo.

Entre os processos que passaram pelo denominado "ticão" constam os casos Portucale, o das contrapartidas dos submarinos, o Face Oculta e, mais recentemente, o caso dos inquéritos dos vistos 'gold' e da "Operação Marquês", que levou à detenção preventiva de José Sócrates por indícios de crimes económico-financeiros.