Arcebispo de Braga pede medidas e critica "passa-culpas"

Jorge Ortiga defende que mais importante do que fazer-se relatórios é aplicar as suas conclusões na prática

O arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, defendeu hoje que os relatórios sobre incêndios só fazem sentido se servirem para corrigir o que correu mal e criticou o "passa-culpas" das entidades responsáveis pela prevenção e combate aos fogos.

"Dá impressão que surgem estes relatórios e a grande preocupação é desculparem-se. O Ministério do Interior [da Administração Interna] que se desculpa, a Proteção Civil que se desculpa e não somos capazes de assumir a responsabilidade", referiu.

Jorge Ortiga falava aos jornalistas durante uma ação de plantação de árvores na mata do Bom Jesus, em Braga, e reagia assim ao relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios de outubro, envolvendo oito distritos das regiões Centro e Norte

Para o arcebispo de Braga, os relatórios "são importantíssimos e imprescindíveis", mas desde que não fiquem "no papel".

Jorge Ortiga apelou a que se tirem "conclusões práticas e concretas" e se ponha a funcionar "de modo adequado" o que se constatar que correu mal.

"O que importa é que se chegue a conclusões práticas e que não fiquemos com um relatório, porque não faltam relatórios na história do nosso país nos últimos tempos que depois deixam tudo na mesma", rematou.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Daniel Deusdado

Estou a torcer por Rio apesar do teimoso Rui

Meu Deus, eu, de esquerda, e só me faltava esta: sofrer pelo PSD... É um problema que se agrava. Antigamente confrontava-me com a fria ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, e agora vejo a clarividente e humana comentadora Manuela Ferreira Leite... Pacheco Pereira, um herói na cruzada anti-Sócrates, a voz mais clarividente sobre a tragédia da troika passista... tornou-se uma bússola! Quanto não desejei que Rangel tivesse ganho a Passos naquele congresso trágico para o país?!... Pudesse eu escolher para líder a seguir a Rio, apostava tudo em Moreira da Silva ou José Eduardo Martins... O PSD tomou conta dos meus pesadelos! Precisarei de ajuda...?