Queda de avião em Angola mata paramédico português

Os destroços do avião já foram avistados, a 320 quilómetros do aeroporto do Dundo, na província da Lunda Norte

O governo português confirmou hoje a morte de um cidadão português em Angola, um paramédico bombeiro de 39 anos, na sequência da queda de um avião na tarde de quinta-feira, quando fazia o percurso da Lunda Norte para Luanda. Os destroços do avião já foram entretanto avistados a 320 quilómetros do aeroporto do Dundo, na província da Lunda Norte.

Fonte oficial do gabinete do Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, declarou à Lusa que o avião - no qual seguiam sete pessoas, entre tripulantes e passageiros - "caiu cerca de 20 minutos depois de ter descolado" do Dundo. Desconhecem-se, de momento, os motivos da queda do aparelho.

O português falecido era um paramédico bombeiro de 39 anos

Fonte oficial do gabinete do Secretário de Estado das Comunidades garante que o homem não estava ao serviço do Estado português.

A aeronave tinha partido do Dundo, no extremo leste de Angola, cerca das 16:00, com destino a Luanda, quando foi perdido o contacto, tinha declarado anteriormente à Lusa uma fonte da proteção civil angolana.

Segundo Luís António Solo, diretor do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (GPIAA), 15 minutos depois de levantar voo da capital da província da Lunda Norte com destino a Luanda (a 1.100 quilómetros de distância), o piloto reportou problemas na aeronave.

A Força Aérea Angolana (FAN) disponibilizou dois helicópteros para procurar os destroços do avião que estava ao serviço de uma empresa privada

De acordo com informação prestada pela FAN, os dois meios aéreos estão envolvidos nas operações desde o início da manhã, havendo registo da participação de uma avaria na aeronave desaparecida, antes de perder o contacto. "Uma avaria no motor, seguido de fogo. Foram também reportadas condições atmosféricas adversas", disse.

Relacionadas

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

  • no dn.pt
  • Portugal
Pub
Pub