Fernando Costa arrancou gargalhadas e ovações

Já passava da meia noite quando o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Fernando Costa, subiu ao palanque do congresso do PSD e, num discurso que animou os presentes, deixou recados à direcção, aos ex-líderes e aos candidatos.

Fernando Costa afirmou que, apesar de Manuela Ferreira Leite ser uma "mulher séria, competente e uma grande economista", nunca concordou com o facto de ela ser presidente do partido.

"Para ser primeiro ministro não basta ser sério e competente, também é preciso ganhar as eleições, é preciso falar com as populações", sustentou.

O autarca das Caldas da Rainha afirmou que há dois anos, apesar de "mal conhecer" Passos Coelho, o apoiou, mantendo a mesma opção para as directas de 26 de Março.

"Eu apoio-te mas não sou o teu yes man", avisou Fernando Costa, lamentando e dizendo-se ofendido com as afirmações de Pacheco Pereira que acusou quem apoia  Passos Coelho de ser "o pior que há no PSD".

O presidente de câmara recordou a plateia de que quando apoiou Santana Lopes este perdeu, tendo acontecido o mesmo quando optou por Marques Mendes, o que gerou a gargalhada geral no pavilhão de Mafra.

"Ganhar ao Vital Moreira até eu ganhava", ironizou Fernando Costa, considerando que a direcção devia ter vergonha de ter escorraçado Passos Coelho após as eleições europeias, uma vez que ao ter feito isso também escorraçou "33 por cento dos militantes do partido".

Para o autarca "foi nessa noite que o partido perdeu porque achava que ganhar as europeias chegava", defendendo que "não basta ganhar dentro do partido, ter o aparelho, ter os notáveis, é preciso ter os militantes".

"Pedro Passos Coelho, se ganhares chama o Aguiar para a direcção do grupo parlamentar, chama o Rangel para o Parlamento Europeu", pediu.

No discurso ainda houve tempo para mais uma gargalhada do congresso quando Fernando Costa, após ter dito que "foi o Rui Machete que o ensinou a falar assim", rematou dizendo que "se não fosse mentiroso, também não era presidente da câmara".

[sapovideo:07UyybfUG6zTP4t456oA]

Ler mais

Exclusivos