Estaleiros recebem mais de um milhão de euros por 3350 toneladas de aço

Operação de venda é mais um passo no processo de extinção dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

O Estado vendeu vendeu 3350 toneladas de aço dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) por mais de um milhão de euros, disse este sábado fonte oficial ao DN.

A operação de venda foi realizada pela holding das indústrias de Defesa, Empordef, cujos responsáveis estão a liquidar a empresa de Viana e esta verba junta-se aos mais de 3,1 milhões de euros obtidos no leilão de dezembro (por oito mil toneladas de aço).

"É uma operação de enorme sucesso que permite amortizar empréstimos contraídos pela [empresa] ENVC, mitigando a dívida dos estaleiros" ao Estado e "acelera o processo" da sua liquidação, indicou entretanto a Empordef, em comunicado.

Para quinta-feira está agendado um novo leilão para alienar as restantes 4400 toneladas do total de 15700 na posse dos ENVC.

A concretizar-se, este último leilão a realizar nas instalações da Empordef vai traduzir-se numa das "maiores operações de venda de aço realizadas no curto espaço de dois meses" a troco de um encaixe superior a cinco milhões de euros.

Ler mais

Exclusivos