Ensino da Universidade de Lisboa considerado "excelente"

Instituição tem também a nota máxima na investigação e melhora o desempenho global na edição deste ano do ranking europeu U-Multiranking

A universidade de Lisboa (ULisboa) teve um desempenho considerado "excelente" nas áreas de "Ensino e Aprendizagem" e de "Investigação" no UMultirank 2016, revelou a instituição em comunicado, acrescentando que "os indicadores de taxa de graduação, taxa de citações, publicações científicas, rendimento externo para a investigação, publicações de topo citadas, lugares para pós-doutorados, todos obtêm classificações de muito bom ou bom".

A Universidade de Lisboa acrescenta que tem também "situação muito destacada (nível de muito bom ou bom)" nos indicadores das "patentes com a indústria", da "mobilidade estudantil", das "publicações internacionais conjuntas" e dos "graduados que trabalham na região".

Em termos globais, a ULisboa evoluiu em relação ao anterior ranking, de 2014, estando agora "colocada acima da média em 13 dos 29 indicadores, tendo também registado melhorias em 4 indicadores ao longo destes três anos objecto de avaliação".

O U-Multirank é patrocinado pela European University Association (EUA) e gerido por um consórcio liderado pelo Center for Higher Education da Alemanha (CHE) e o Center for Higher Education Policy Studies da Holanda (CHEPS). Analisa cinco dimensões do ensino superior, cada uma com vários indicadores associados (num total de vinte e nove; Ensino e Aprendizagem, Investigação, Transferência de Conhecimento, orientação Internacional e Envolvimento Regional.

Ao contrário de outros rankings internacionais, não é elaborada uma lista hierarquizada de instituições.

Ler mais

Exclusivos