Deputado Duarte Marques diz que presidente do PS é "boçal e caceteiro"
O deputado social-democrata Duarte Marques não gostou de ouvir o líder parlamentar do PS dizer que os socialistas escolheram fazer as jornadas parlamentares numa região do interior (Trás-Os-Montes), quando podiam aproveitar "esta época do ano com mais sol para ir para locais turísticos". "Carlos César é um boçal, um caceteiro e um cacique conhecido pelas piores razões", reagiu Duarte Marques no Facebook. O PSD realiza as suas jornadas parlamentares na próxima semana em Albufeira, no Algarve. Também o Bloco de Esquerda tem idêntica iniciativa agendada para Tavira.
"Agora, além de se revelar aldrabão, visto o PSD ter já organizado jornadas no interior, vem faltar desta forma ao respeito pelo Algarve e pelos algarvios. Espero que peça imediatamente desculpas e se retrate publicamente", acrescenta Duarte Marques.
Em declarações aos jornalistas, no final de uma visita à Obra Social Padre Miguel, no primeiro de dois dias de Jornadas Parlamentares do PS em Bragança, Carlos César justificou assim a escolha de Trás-Os-Montes para o encontro dos deputados socialistas: "Podíamos fazer destas jornadas mais uma reunião entre as muitas que fazemos em Lisboa, ou até aproveitar esta época do ano com mais sol para ir para locais turísticos, trabalhando aí. Mas queremos insistir em estar no Portugal que mais precisa da atenção política e dos decisores políticos". Palavras que levaram Duarte Marques a exigir um pedido público de desculpas aos algarvios.
Declarações que já tiveram resposta, ainda que indireta. Em Bragança, num jantar das jornadas parlamentares do PS, Ferro Rodrigues, embora não referindo as palavras do deputado do PSD, disse que "é bom que não haja respostas a ataques pessoais", ou seja, que as respostas sejam apenas "políticas".
Duarte Marques não foi o único deputado do PSD a criticar as palavras de Carlos César. Também Cristóvão Norte, social-democrata eleito pelo círculo do Algarve, tornou pública uma "nota de repúdio" que enviou ao presidente do PS, exigindo igualmente um pedido de desculpas aos algarvios.
"V.Exa. produziu hoje declarações ofensivas e atentatórias para todos os algarvios. Ao ridicularizar, como fez de forma implacável, a realização de Jornadas Parlamentares do PSD e BE no Algarve, dizendo-se tratar de um destino turístico e, por isso, menos merecedor de atenção política, V.Exa. reproduziu os mais toscos e preconceituosos argumentos em relação à minha região", escreve Cristóvão Norte, acusando Carlos César de violar "as mais básicas noções de igualdade entre regiões e entre cidadãos".
"Que quis V.Exa. insinuar? Que no Algarve não se trabalha? Que os algarvios devem ser objecto de uma qualquer interdição de reconhecimento político, menores e cabisbaixos, face a outros, maiores e supostamente mais importantes, como vezes demais se passou na nossa história?", questiona o parlamentar social-democrata, exigindo que o líder parlamentar socialista "tome consciência do seu gesto, se redima e dirija um público pedido de desculpas aos algarvios e que o mesmo venha acompanhado pelos restantes deputados do PS eleitos pelo Algarve".