Costa confirma conclusão de acordo político com "Os Verdes"

Costa falava no final da Comissão Nacional do PS, que durou cerca de quatro horas

O secretário-geral socialista, António Costa, afirmou hoje que considera "fechado" o acordo político com "Os Verdes" para a formação de um executivo do PS e destacou a aprovação por ampla maioria da proposta de programa.

António Costa falava no final da Comissão Nacional do PS, que durou cerca de quatro horas e que aprovou com 163 votos a favor, duas abstenções e sete contra a proposta de programa de Governo socialista.

Interrogado se estava fechado o acordo político com o Partido Ecologista "Os Verdes", depois de o mesmo já ter acontecido na quinta-feira à noite com o Bloco de Esquerda, o líder socialista respondeu que "sim".

Confrontado com o facto de só no domingo o PCP, na sequência de uma reunião do seu Comité Central, poder dar por fechado o acordo político com o PS, António Costa respondeu: "Todos os dias são importantes".

Em relação ao resultado da reunião da Comissão Nacional do PS, o secretário-geral socialista disse encará-lo "com satisfação, já que significa que há uma unidade muito grande no PS em torno da solução que está a ser construída".

"Isso, em si, é um fator muito positivo, porque esta solução de formação de um Governo exige estabilidade e requer que exista num horizonte de uma legislatura. Nestas circunstâncias, esta solução precisa naturalmente de um apoio muito claro do PS. Acho que na Comissão Nacional do PS houve um debate muito enriquecedor", afirmou António Costa.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...