"Consigo ser otimista, mas fiquei surpreendido" com a solidariedade portuguesa

O presidente abraça o secretário de estado da administração interna

Presidente vai ficar perto das regiões afetadas pelo incêndio "o tempo que for preciso" para estar junto à população

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou esta segunda-feira a solidariedade do povo português face a tragédias como a que se abateu este fim de semana em Pedrógão Grande. Em Leiria, um dos distritos mais afetados pelo incêndio que fez 62 mortos, o presidente da República disse mesmo ter ficado surpreendido pela rápida resposta dos voluntários e das pessoas que doaram comida, água e outros bens aos mais necessitados.

"Consigo ser otimista, mas fiquei surpreendido", disse Marcelo Rebelo de Sousa. "É importante mostrar solidariedade", continuou o presidente, informando que vai permanecer na região "o tempo que for preciso" para estar junto à população.

Marcelo afirmou que quando teve problemas gostou de ter os amigos próximos e que quer passar agora ao povo português a mensagem de que o presidente está ao seu lado. "Acho é o papel do presidente da República estar nesta hora com quem merece", disse Marcelo.

Após receber as últimas informações das autoridades, o presidente disse aos jornalistas que há uma "estabilização da situação" que se espera que se mantenha e elogiou a "grande conjugação dos esforços" e a eficácia da colaboração entre autarquias, bombeiros e população.

O incêndio começou em Pedrógão Grande, em Leiria, e alastrou-se para os distritos de Coimbra e Castelo Branco. Há 62 mortos e 135 feridos, entre os quais 121 civis, 13 bombeiros e um militar da GNR.

Marcelo Rebelo de Sousa deverá deslocar-se aos locais afetados pelos incêndios: Penela, Alvaiázere, Góis e Cernache do Bonjardim (Sertã).

Além de Pedrógão Grande, existem quatro grandes fogos a lavrar nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco, mobilizando um total de cerca de 2.150 operacionais, 654 veículos e 16 meios aéreos no combate aos principais incêndios que lavram em território nacional.

Relacionadas

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

  • no dn.pt
  • Portugal
Pub
Pub