Comandante da Proteção Civil demite-se

Saída de Rui Esteves foi confirmada em comunicado pelo gabinete do secretário de Estado da Administração Interna

O comandante nacional operacional da Proteção Civil demitiu-se. A saída de Rui Esteves foi confirmada oficialmente em comunicado enviado pelo gabinete do secretário de Estado da Administração Interna. "O Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Rui Esteves, apresentou hoje, dia 14 de setembro, ao Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, o pedido de cessação da Comissão de Serviço, o qual foi já aceite."

Na mesma nota, o Ministério da Administração Interna informa que o lugar de Rui Esteves será assumido interinamente pelo atual Segundo Comandante Operacional Nacional, o Tenente Coronel Albino Tavares.

O ministro do Ensino Superior e o presidente do Politécnico de Castelo Branco pediram hoje à Inspeção-Geral de Educação e Ciência que abrisse um inquérito à licenciatura do comandante da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Rui Esteves.

O comandante Rui Esteve concluíra o curso de Proteção Civil na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco com 32 equivalências, num total das 36 unidades curriculares que compõem o curso, avançou o jornal Público.

De acordo com a informação, as equivalências tiveram por base experiência profissional e cursos de formação.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, tomou hoje conhecimento deste assunto pelo presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que informou o ministro que tinha enviado o assunto para a Inspeção Geral da Educação e Ciência", refere um esclarecimento enviado à Lusa pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

"O ministro também reforçou o pedido junto da Inspeção", acrescentou a mesma fonte.

Em resposta ao jornal Público, Rui Esteves afirmou que "fez tudo em conformidade com a lei vigente" e que as equivalências pedidas têm por base a formação que fez "ao longo de 30 anos de carreira".

Em nota enviada à Lusa, o presidente do Politécnico de Castelo Branco, Carlos Maia, adiantou que o instituto pediu hoje "com caráter de urgência" a intervenção da IGEC "para averiguação dos factos relacionados sobre a licenciatura obtida em 2009 na Escola Superior Agrária de Castelo Branco" pelo comandante operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Rui Esteves.

Rui Esteves enfrenta ainda um processo disciplinar pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), ordenado na sexta-feira pela ministra da Administração Interna, depois de ter sido noticiado pela RTP a acumulação de funções públicas pelo agora ex-comandante da Proteção Civil.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) adiantou que o inquérito tem "caráter de urgência" e que as conclusões do IGAI devem ser remetidas a Constança Urbano de Sousa no prazo máximo de 30 dias.

Substituto de Rui Esteves estava a liderar operações no incêndio de Pedrógão Grande

O segundo comandante operacional Albino Tavares, que agora substitui Rui Esteves de forma interina, estava a liderar as operações no terreno no incêndio de Pedrógão Grande, quando morreram 64 pessoas.

Umas das muitas questões levantadas então foi a decisão tardia de encerrar a N236-1, estrada onde morreu grande parte das vítimas das chamas. A GNR só terá tomado a decisão de cortar a estrada depois de ter tido conhecimento das vítimas mortais, porque até ali não lhe fora comunicada qualquer informação que alertasse para uma situação de risco.

Licenciado em Ciências Militares no ramo da GNR em 1996, na Academia Militar, Albino Tavares é pós-graduado em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa desde junho de 2007 e auditor de Segurança Interna desde junho de 2007. Mestre em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, desde 2009, é ainda doutorando em Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa desde 2015.

Relacionadas

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

  • no dn.pt
  • Portugal
Pub
Pub