Bruxelas prevê défice de 3,4% este ano

Previsão está acima dos 2,6% apontados pelo Governo

A primeira avaliação da Comissão Europeia ao projeto de Orçamento do governo português aponta para um défice de 3,4% para este ano, avança a TVI. A previsão do Governo português situa-se bastante abaixo, nos 2,6%.

De acordo com a mesma fonte, Bruxelas também aponta para um crescimento económico de apenas 1,6% e não de 2,1% como prevê o Governo liderado por António Costa no esboço de Orçamento enviado à Comissão Europeia.

Em reação a esta notícia, fonte da Comissão Europeia afirmou hoje à Lusa ser "demasiado cedo para falar acerca de números".

Em conferência de imprensa, o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, informou estarem peritos de Bruxelas em Lisboa para negociar um Orçamento do Estado para 2016 (OE2016) que esteja "em coerência" com as regras europeias e os compromissos assumidos por Portugal.

Ontem, numa carta enviada ao Governo português, a Comissão Europeia manifestou algumas dúvidas sobre os pressupostos financeiros que constam no esboço do Orçamento do Estado para 2016 e exigiu esclarecimentos até sexta-feira.

Hoje, chegaram a Portugal peritos da Comissão para negociar um Orçamento do Estado que esteja "em coerência" com as regras europeias e os compromissos assumidos por Portugal, disse o comissário para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici.

Exclusivos