Baleia morta encontrada à deriva na praia da Fonte da Telha

Animal encontra-se a 3600 metros do areal e não se prevê que dê à costa

Uma baleia morta foi encontrada na manhã desta terça-feira à deriva na praia da Fonte da Telha, junto à Costa da Caparica. O animal mede 30 metros de comprimento e encontra-se a 3600 metros do areal.

Segundo o jornal Público, o alerta foi dado à Polícia Marítima de Sesimbra pelas 7h30 por Luís Martins, proprietário da empresa de passeios turísticos Batnavó Marítimo-Turística, que terá visto "um vulto negro" que fazia lembrar "um barco virado ao contrário". Ao aproximar-se percebeu então que se tratava de um cadáver de uma baleia, já em estado de decomposição. O empresário refere que o cetáceo está virado de barriga para cima, a 2,5 metros acima da água.

Ao Diário de Notícias, o comandante Coelho Gil explicou que a Polícia Marítima está a fazer um acompanhamento da situação, não se prevendo que o animal dê à costa, mas caso não seja recolhido pode ser afundado com recurso a uma carga explosiva, para eliminar o perigo que constitui para a navegação marítima. As operações vão ser coordenadas juntamente com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A praia encontra-se aberta ao público e não há previsão para a resolução do problema.

Ler mais

Exclusivos