BE: Proibir futebol em dia de eleições não será forma de diminuir abstenção

A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

Para a dirigente do Bloco de Esquerda, "a abstenção é um problema muito vasto, muito maior do que jogos de futebol"

A coordenadora do Bloco de Esquerda afirmou esta quinta-feira que proibir jogos de futebol em dia de eleições não é uma forma de diminuir a abstenção, apesar de considerar que não é aconselhável esses eventos "competirem" com os atos eleitorais.

"Não acho que seja uma forma de diminuir a abstenção. A abstenção é um problema grande no nosso país e é um problema que tem até a ver com a credibilidade do próprio compromisso político", disse aos jornalistas a coordenadora bloquista, Catarina Martins, em Coimbra, escusando-se a comentar o anúncio do Governo de querer proibir eventos desportivos em dias de atos eleitorais.

Para a dirigente do Bloco de Esquerda (BE), "a abstenção é um problema muito vasto, muito maior do que jogos de futebol", recordando que "quem vai a votos prometendo o mesmo que já prometeu há quatro anos e, depois de ser eleito, não cumpriu - como acontece tantas vezes - não mobiliza o voto".

Apesar disso, Catarina Martins sublinhou que nas legislativas de 2015 "houve uma unanimidade" dos partidos políticos sobre "o facto de não ser aconselhável que houvesse acontecimentos com enorme atenção mediática a competirem com as eleições, por causa do prestígio do próprio ato eleitoral".

Questionada pelos jornalistas, a coordenadora do BE recusou-se a comentar a proposta do Governo para proibir eventos desportivos em dias de eleições, referindo que não comenta propostas que não conhece.

O Governo está a preparar alterações ao Regime Jurídico das Federações Desportivas, de forma a proibir eventos desportivos em dias de eleições, disse hoje à agência Lusa o secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEDJ).

Para o próximo dia 01 de outubro, data de eleições autárquicas, estão marcados quatro jogos da I Liga de futebol, caso do 'clássico' entre Sporting e FC Porto, às 18:00, mas também Marítimo-Benfica (20:15), Sporting de Braga-Estoril-Praia (16:00) e Belenenses-Vitória de Guimarães (20:30).

Relacionadas

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

  • no dn.pt
  • Portugal
Pub
Pub