DGS diz que atividade gripal em Portugal é leve e moderada

Diretora-geral da saúde diz que o vírus dominante atualmente em circulação é do tipo B, o que é "uma boa notícia"

Portugal está já em epidemia de gripe, mas a atividade gripal é leve a moderada e o vírus dominante a circular dá geralmente épocas gripais de menor intensidade, disse esta quinta-feira a diretora-geral da Saúde.

Em conferência de imprensa, Graça Freitas disse que a região norte está com atividade gripal moderada enquanto nas restantes regiões de Portugal Continental a atividade ainda é leve.

Os dados das autoridades de saúde revelam que nesta época gripal foram internados em cuidados intensivos 15 doentes, oito dos quais na última semana, o que indicia o aumento da atividade gripal.

O vírus dominante atualmente em circulação é do tipo B, o que Graça Freitas considera "uma boa noticia", porque geralmente a intensidade é menor do que nos vírus de tipo A.

A vacina que tem sido administrada em Portugal não contem uma das estirpes do vírus B que está a ser dominante, contudo a DGS garante que a vacina é efetiva e que, mesmo que não impeça a doença, reduz as suas complicações.

A mortalidade está dentro da linha do que é esperado para estes meses, apesar de a DGS não ter adiantado dados concretos nesta conferência de imprensa.

Exclusivos