Assuntos Europeus: sai Margarida Marques, entra Ana Paula Zacarias

No âmbito da remodelação governamental a anunciar hoje pelo primeiro-ministro António Costa, Margarida Marques deverá ceder o lugar na secretaria de Estado dos Assuntos Europeus a Ana Paula Zacarias, até agora embaixadora da União Europeia na Colômbia.

Margarida Marques deverá ser substituída por Ana Paula Zacarias nos Assuntos Europeus no âmbito da remodelação a anunciar esta tarde pelo primeiro-ministro, António Costa, segundo apurou o DN.

Esta secretaria de Estado está na dependência do Ministério dos Negócios Estrangeiros, pasta atualmente liderada pelo ministro Augusto Santos Silva.

Margarida Marques, de 63 anos, é secretária de Estado dos Assuntos Europeus desde 2015 e tem um vasta carreira dedicada à União Europeia, tendo ocupado, entre 2005 a 2011, o cargo de chefe da delegação da Comissão Europeia em Portugal.

Ana Paula Zacarias, de 58 anos, é diplomata de carreira e ocupava, até agora, o lugar de embaixadora da União Europeia na Colômbia, depois de ter desempenhado mesmo cargo no Brasil, até 2015. Integra desde 2011 o Serviço Europeu para a Ação Externa, que foi criado pelo Tratado de Lisboa e é, atualmente, liderado pela chefe da diplomacia europeia Federica Mogherini.

Entre os desafios imediatos que se colocam à secretaria de Estado dos Assuntos Europeus estão as negociações do brexit, ou seja, saída do Reino Unido da União Europeia. Um dos pontos mais difíceis da negociação é a garantia de direitos dos cidadãos comunitários que vivam no Reino Unido.

O primeiro-ministro apresenta hoje ao Presidente da República os nomes dos novos secretários de Estado do Governo, incluindo a autonomização da área da habitação com a criação de uma nova Secretaria de Estado.

No domingo, os secretários de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira, dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade e da Indústria, João Vasconcelos, apresentaram ao primeiro-ministro o pedido de exoneração das suas funções.

Os governantes demissionários foram entretanto constituídos arguidos no âmbito das viagens pagas pela Galp para assistirem a jogos de futebol do Euro2016.

Ler mais

Exclusivos

Premium

robótica

Quando os robôs ajudam a aprender Estudo do Meio e Matemática

Os robôs chegaram aos jardins-de-infância e salas de aula de todo o país. Seja no âmbito do projeto de robótica do Ministério da Educação, da iniciativa das autarquias ou de outros programas, já há dezenas de milhares de crianças a aprender os fundamentos básicos da programação e do pensamento computacional em Portugal.

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...