Antiga escola reconstruída e ampliada para lar de idosos

O edifício da antiga escola primária da aldeia de Benespera, na Guarda, vai ser reconstruído e ampliado para servir de lar de idosos do Centro Paroquial de Cultura e Assistência local, foi hoje anunciado.

Segundo José António Loureiro Pinheiro, presidente da direção do Centro Paroquial de Cultura e Assistência da Freguesia da Benespera, a obra iniciada este mês custa mais de 441 mil euros e deverá ficar concluída em setembro de 2014.

O dirigente disse hoje à agência Lusa que o projeto, com capacidade para 29 utentes, "é inovador em termos de apoio a idosos com demências e grandes acamados".

"É inovador, porque dirige-se a um público-alvo específico de doentes com várias demências, nomeadamente Alzheimer, porque no atual lar acolhemos doentes com muitas demências e grandes acamados e temos tido muita procura", explicou Ana Teresa Bárbara, diretora técnica do Centro Paroquial de Cultura e Assistência de Benespera.

A responsável disse que a obra é necessária por aumentar o número de vagas, pois a instituição tem atualmente 17 idosos e "uma lista de espera com mais de 100 utentes".

"Os familiares dizem que nos procuram, porque em outros lares os [idosos] doentes com demências veem a sua entrada barrada, ou então pedem mensalidades muito altas" que não podem suportar, justificou a diretora técnica.

O projeto de construção do novo edifício demorou "nove anos a ser concretizado", lembrou o presidente José António Loureiro Pinheiro, que não esconde a satisfação pelo início das obras.

O equipamento é apoiado em 200 mil euros pelo Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) e a restante verba é obtida com recurso à banca.

"Para o empréstimo teve que haver garantias bancárias e os elementos da direção, a própria diretora técnica e uma funcionária avançaram com a verba necessária, para além de outras paróquias vizinhas. Sem isso, não conseguíamos iniciar a obra", lembrou o dirigente.

Após ter encerrado por falta de crianças, a antiga escola primária de Benespera foi cedida pela Câmara Municipal da Guarda, em 2007, ao Centro Paroquial de Cultura e Assistência local para acolher o novo lar de idosos que substituirá o atual equipamento que funciona, desde 1998, na antiga casa paroquial.

No novo edifício passarão a funcionar as atuais valências de lar (com 17 idosos), de centro de dia (seis) e de apoio domiciliário (18), que se encontram em locais separados.

O projeto de arquitetura do novo edifício, que vai ficar com 15 quartos e capacidade para 29 idosos, foi elaborado gratuitamente pela Câmara Municipal da Guarda, segundo a direção.

O Centro Paroquial de Cultura e Assistência da Freguesia da Benespera apoia idosos da aldeia e de várias localidades dos concelhos de Guarda, Covilhã e Belmonte.

Ler mais