Antes do recorde nos cálculos veio a positiva a Matemática

João Bento, aluno de Abrantes, obteve o melhor tempo num concurso mundial de cálculo mental. No ano passado tinha negativa a Matemática, mas já subiu a nota

Arrisque a fazer o seguinte cálculo -9x4+48/6. Quanto tempo demorou? Um a dois segundos é suficiente para que João Silva Bento, de 13 anos, chegue ao resultado. Mas não se sinta mal se demorou mais tempo, pois estamos a falar do jovem que se sagrou, recentemente, campeão mundial de cálculo mental pelo segundo ano consecutivo. Em 33,66 segundos - menos nove do que no ano passado -, o aluno do 7.º ano da Escola Secundária Manuel Fernandes, em Abrantes, respondeu às 15 equações que lhe foram apresentadas.

No ano passado, por esta altura, João Bento, residente em Alfarrarede (Abrantes), foi notícia ao sagrar-se campeão mundial de cálculo mental, não tendo passado despercebido o facto de ter negativa (2) à disciplina de Matemática no final do segundo período. "Ganhar o campeonato deu-me estímulo para melhorar", diz ao DN. E assim foi. No terceiro período subiu a nota para um 3, classificação que mantém neste ano, em que também melhorou bastante a sua performance a nível de cálculo mental.

Leia mais pormenores no e-paper do DN ou na edição impressa

Ler mais

Exclusivos