18 novembro 2015 às 14h39

Luís Filipe Vieira escutado na "Operação Marquês"

Conversa do presidente do Benfica com presidente da SAD do Belenenses, Rui Pedro Soares, foi considerada como tendo "alguma relevância" para o processo

Carlos Rodrigues Lima

O presidente do Benfica é um dos apanhados nas 80 mil escutas telefónicas do processo "Operação Marquês", que envolve José Sócrates, por suspeitas de corrupção, fraude fiscal de branqueamento de capitais. Luís Filipe Vieira não foi o alvo direto da escuta, mas uma conversa com Rui Pedro Soares, presidente da SAD do Belenenses, este sim sob escuta, foi considerada como tendo "alguma relevância" para o processo.

Segundo informações recolhidas pelo DN, a conversa em causa mais não será do que o agendamento de uma reunião entre os dois dirigentes do futebol e Carlos Santos Silva, amigo de Sócrates e também arguido no caso. Aparentemente, o tema da conversa seriam negócios, uma vez que Vieira ter-se-á mostrado interessado em saber junto de Rui Pedro Soares quais as atividades empresariais de Santos Silva no estrangeiro. A Autoridade Tributária terá feito um resumo do conteúdo da chamada, incluindo-o no processo.

Luís Filipe Vieira não será o único dirigente desportivo com conversas transcritas no processo. Ao que o DN apurou, também uma conversa entre Rui Pedro Soares e Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa, foi classificada "com alguma relevância" para a investigação. E o que terão dito ambos? Um problema sobre jogos da Taça de Honra. O presidente da SAD do Belenenses também terá várias conversas suas com empresários de jogadores, discutindo compras e vendas de atletas, resumidas no processo. Todas estas escutas, segundo a Autoridade Tributária, tinham "alguma relevância" para a investigação da "Operação Marquês".

Este processo, além de José Sócrates e Carlos Santos Silva, tem como arguidos João Perna, Gonçalo Ferreira, Joaquim Barroca, Armando e Bárbara Vara, Paulo Lalanda de Castro, Inês do Rosário, Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro.