A surpresa de Tusk com a eleição de Vitorino: "É a melhor notícia que recebo hoje"

Presidente do Conselho Europeu recebeu a notícia da eleição de António Vitorino através da TSF e Diário de Notícias, à saída do Conselho Europeu. "É bom para a Europa e refugiados", disse

António Vitorino eleito para a Organização Internacional das Migrações (OMI). "É mesmo verdade? É a melhor notícia que recebo hoje. É bom para Europa e refugiados", reagiu o presidente do Conselho Europeu.

Donald Tusk que tomou conhecimento da eleição de António Vitorino através da TSF e do Diário de Notícias, é o primeiro líder europeu a reagir. Depois de um Conselho Europeu tenso, em matéria das migrações, o presidente do Conselho Europeu confessa que a eleição do português é "a melhor notícia que recebeu".

"Não estou surpreendido. Ele é um dos meus melhores amigos aqui em Bruxelas. Na realidade, nós cooperamos, quase todos os dias sobre as migrações. São boas notícias para todos nós, para a Europa, para a Organização internacional das Migrações, mas também para os migrantes e para os refugiados. Na verdade, são as melhores notícias hoje, obrigado por isso", disse.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.