A família DN e o regresso às aulas

O ano letivo arrancou ontem oficialmente e até à próxima quarta-feira milhares de alunos regressam às escolas.

Quinze estudantes, todos com laços familiares a trabalhadores do DN, dão conta das expectativas e metas que traçaram para 2017-18. Dos que vão ter Inglês pela primeira vez aos que já pensam na criação de uma empresa, há quem mude de escola e encare a nova etapa com entusiasmo e quem já pense em aulas de robótica e música ou simplesmente em pôr a conversa em dia com os amigos depois das férias.

Margarida Silva, de 11 anos, e Carolina Silva, de 15 anos

Margarida Silva › 11 anos › 7º ano

Carolina Silva › 15 anos › 10º ano

Odivelas

Depois da primária, de novo juntas no secundário

C.S. - O maior desafio neste regresso às aulas vai ser cruzar-nos na mesma escola. Já aconteceu na escola primária mas agora no secundário a coisa muda de figura... Este ano vai ser um desafio, agora que vou para o 10.º, apesar de ter menos disciplinas, as matérias são mais aprofundadas, o que se pode tornar complicado. Mas tenho a certeza que vai correr bem.

M.S. - Eu passei para o 7.º. Vai ser mais difícil, tenho de me empenhar mais e estudar muito. A matéria de que estou com mais receio é Matemática e aquilo em que estou mais interessada é em aprender francês. Eu estou ansiosa por mudar para a tua escola, Carolina. Quero fazer amigos novos e conhecer os professores, mas fico triste por não estar mais com alguns dos meus antigos colegas.

C.S. - Margarida, eu tenho os meus amigos e não vou andar o tempo todo perto de ti mas se precisares de alguma coisa fala comigo que eu ajudo-te. Tenho a certeza de que vais gostar da escola. Toda gente é muito simpática.

M.S. - Espero bem que sim. Também desejo ter um bom horário.

C.S. - Isso queremos todos. Este ano vai correr bem, vais ver.

M.S. - Isso dizes tu que vais ter poucas disciplinas, eu vou ter imensas. Vou ter de estudar muito.

C.S. - Vais ver que te aguentas, desde que prestes muita atenção nas aulas para não te perderes.

Afonso Kaiseler Peixoto, de 7 anos

Afonso Kaiseler Peixoto › 7 anos › 3º ano

Setúbal

Aprender músicas novas nas aulas de saxofone

Sou o Afonso, tenho 7 anos e vou para o 3.º ano. Vou continuar com a mesma professora, na mesma escola.

Eu vou voltar a ver os meus amigos e estou muito contente. Vamos conhecer as coisas novas da escola depois das obras que fizeram nas férias, e saber se ficamos na mesma sala.

Eu acho que há coisas mais difíceis e mais trabalhos no 3.º ano. Vou ter de estudar mais. Vou aprender músicas novas nas aulas de saxofone e vou aprender a tocar com as duas mãos e a ler pautas.

Quero ir para a robótica para programar robôs mas eu não sei se a minha mãe me vai inscrever.

Comprei uma mochila do Minecraft porque gosto do jogo, é verde e tem o desenho de um creeper. A minha mãe tratou do resto do material. Não sei o que faz o compasso e o triângulo [esquadro]. Há também uma flauta e um dicionário, o resto do material é igual ao do ano passado.

Estou feliz por voltar à escola e brincar outra vez com os meus amigos, pois o que mais gosto na escola é do recreio.

Laura Santos, 12 anos

Laura Santos› 12 anos › 7º ano

Setúbal

Ir para uma escola de "grandes" é entusiasmante e intimidante

Sim, vou mudar de escola! Estou ansiosa e com grandes expectativas para este novo ano!

Mal saíram as turmas, entrámos logo em contacto uns com os outros, trocando milhares e milhares de mensagens pelo WhatsApp, falando da nova escola. Porque sim, eu sinto--me receosa, ir para uma escola de "grandes" é entusiasmante e intimidante! Todos os dias penso nas dificuldades e exigências que me esperam, porque toda a gente diz que o liceu é exigente!

Eu ando no Conservatório Regional de Setúbal! É um grande benefício, para além de ter menos disciplinas é fantástico tocar um instrumento. Eu toco piano, mas também há flauta transversal, saxofone, violino, percussão, guitarra acústica... Ando no coro e na formação musical.

Agora vamos falar da minha parte preferida, os materiais escolares! Eu amo comprar materiais escolares! É o essencial para nos motivar para o resto do ano, e neste quis comprar coisas lindas, porque sem materiais escolares motivantes tudo corre mal! Neste ano antecipei-me e comprei as coisas um pouco cedo, tais como mochila, estojo, cadernos, esferográficas, lápis, borrachas, canetas de cor (claro), marcadores, agenda escolar, post its...

A primeira semana de aulas é a minha preferida porque conheço pessoas novas, estreio tudo o que comprei, é o mundo em que ando sempre com um sorriso na cara!

Agora é abrir as asas para novos voos, sem medos, apenas com confiança!

Beatriz Ferro, 17 anos

Beatriz Ferro› 17 anos › 12º ano de Técnico de Marketing

Almada

O meu maior desafio para este ano? Criar uma empresa

Este é o meu último ano no ensino secundário e tenho um grande desafio: no 12.º ano do Ensino Profissional - estou a tirar o curso de Técnico de Marketing, na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, em Almada - temos de apresentar publicamente a prova de aptidão profissional (PAP).

Nos próximos meses tenho de passar os módulos do ano, tentar ter aprovação em três de anos anteriores e, ao mesmo tempo, preparar-me para a apresentação da PAP.

Para a prova temos de criar uma empresa e apresentar aos professores/júri tudo o que aprendemos: como criar a empresa, o mercado-alvo (justificar a escolha), explicar, com exemplos, as campanhas publicitárias que teremos de fazer para vender os produtos e mostrar que a ideia tem potencial para vingar no mercado. Tudo isto perante uma plateia de professores e alunos.

Tenho ainda de cumprir algumas dezenas de horas em estágios, pois o nosso curso tem uma parte prática que nos leva a ter de fazer 600 horas em empresas.

Além disto, tenho uma outra escolha para fazer: quero ir para a universidade? Nos próximos meses vou decidir....

Ana Margarida Tavares, 10 anos

Ana Margarida Tavares › 10 anos › 6º ano

Lisboa

O regresso às aulas e o prazer dos reencontros

Olá! Sou a Ana Margarida e vou contar o que mais gosto no regresso às aulas. O melhor é ver de novo os meus amigos, para saber como estão e conversarmos sobre as férias.

Também gosto de reencontrar os professores, mas o melhor, depois durante o ano, é que quando eles faltam eu vou para casa das minhas melhores amigas.

Por último, mas não menos importante... as disciplinas. A minha favorita é Educação Visual, mas também gosto muito de Educação Tecnológica, Ciências e Português. E ainda gosto de ir à biblioteca, das visitas de estudo e dos clubes, como o de desenho e o de ciências.

Uma coisa que também adoro é ir às compras. Escolher e comprar o material escolar. Adoro o cheiro dos cadernos e dos livros novos, de cada borracha, lápis e caneta. Há cada coisa mais fofa! E as mochilas?! São tantas, mas tantas diferentes que demoramos 300 anos para decidir. Mas vale a pena :).

Mas também há coisas de que não gosto na escola. Por exemplo, não gosto das aulas muito longas. Parece que ficamos lá uma eternidade a ler e a escrever. Às vezes, há professoras que nos deixam sair mais cedo, o que é bom, mas não pode ser sempre. Se não fosse a escola, não aprendíamos nada, e ficávamos burros!

Maria e Bárbara Fernandes, 11 anos

Maria Fernandes › 11 anos › 6º ano

Bárbara Fernandes › 11 anos › 6º ano

Lisboa

Música, futebol e comida do bar. Voltar à escola é uma boa notícia

Nós adoramos voltar à escola porque gostamos de saber quem são os nossos novos professores e os colegas de turma. O que gostamos mais nesta altura é de ir comprar o material escolar. Neste ano, além de canetas, lápis e essas coisas normais também comprámos mochilas e estojos novos. As nossas disciplinas preferidas são Ciências e Matemática, porque em Ciências fazemos experiências divertidas e em Matemática temos contas e problemas para resolver. Também adoramos Educação Física e na escola temos dois ginásios gigantes. Mas gostamos mais quando é aula livre, porque podemos saltar no trampolim.

Neste ano temos de ganhar ainda mais juízo, estarmos mais concentradas durante as aulas e falar menos com os nossos colegas para tentarmos melhorar as notas.

Nós somos da turma da Música. Eu, a Maria, toco clarinete, e a minha irmã Bárbara toca violoncelo. Neste ano em vez de coro temos orquestra e formação musical.

Para nós a música é mesmo muito importante. Adoramos tocar. Nós adoramos a escola porque temos muitos amigos. Os professores são uma simpatia e o diretor é muito fixe.

Os nossos melhores amigos são o Miguel, o Vicente, a Carlota e a Maria.

Nós na escola, nos intervalos, jogamos futebol e adoramos a comida do bar. É toda ótima. E também adoramos a papelaria com todo aquele material.

Gostamos de ir para a biblioteca ler ou ir também para os computadores. Cada uma de nós tem um cacifo na escola para guardar as coisas.

Joana Espada, 12 anos

Joana Espada› 12 anos › 7º ano

Corroios

Fazer amigos numa nova "casa" para os próximos seis anos

Olá! O meu nome é Joana e tenho 12 anos. Eu adoro comprar material escolar, sobretudo cadernos, mochilas e estojos. As disciplinas de que eu mais gosto são Ciências Naturais e História, e das que eu menos gosto são Matemática e Português.

A coisa de que eu menos gosto na escola são os TPC ou como eu lhes chamo Torturas Para Crianças, porque só servem para ensinar em casa o que os professores não conseguiram nas aulas; e a coisa de que eu mais gosto são os intervalos para estar com os meus amigos, porque não gosto da maioria das aulas, e só sou boa aluna porque me quero despachar da escola o mais depressa possível.

Mas apesar de ser boa aluna, neste ano eu estou particularmente nervosa com regresso às aulas, porque vou para o 7.º ano, vou ter mais disciplinas, vou mudar de escola e vou separar-me de metade da minha antiga turma...

Eu já sou uma rapariga ansiosa por natureza, mas neste ano mal posso esperar por fazer novos amigos e conhecer a minha nova turma (pois é com ela que vou passar os próximos seis anos da minha vida).

Leonor Sequeira, 8 anos

Leonor Sequeira › 8 anos › 3º ano

Montijo

Trabalhar mais, mas só depois de pôr a conversa em dia...

Vou para a escola no dia 12 e ainda bem! As férias foram boas mas já tenho saudades das minhas amigas e até de trabalhar. Vou para o 3.º ano e ainda não sei se vou ter o mesmo professor. Se tiver um professor novo será o terceiro! Gostava que o professor Nuno ficasse, eu e os meus amigos gostamos muito dele. Só espero que ele não nos dê logo bolinhas de comportamento nos primeiros dias de aulas, porque eu e as minhas amigas Maria, Raquel, Matilde, Íris, Catarina, Ana Maria, Íris Matos, Mariana e Fabiana temos muito que conversar! Os meus pais disseram-me que este ano tenho de trabalhar um pouco mais. Vou ter Inglês, o que significa que tenho mais uma ficha de avaliação. Gosto muito de Português e também de Matemática, mas não vai ser só trabalho! Também vou brincar muito no recreio. Vou ficar na mesma escola, por isso conheço bem os sítios para nos divertirmos. Comprei uma mochila com as minhas cores preferidas, cor-de-rosa e roxo, tenho cadernos e um dossiê com flores e também lápis e canetas. Estou ansiosa pelas visitas de estudo. Gostava de ir ao Oceanário de Lisboa com os meus amigos. As viagens de autocarro são uma loucura para nós e uma grande dor de cabeça para o professor!

Madalena Santos Costa, 9 anos

Madalena Santos Costa › 9 anos › 4º ano

Lisboa

Saudades dos amigos, mas não do uniforme...

Estou um pouco nervosa, mas muito entusiasmada! Preocupa-me a dificuldade das matérias. Pelo lado positivo, vou para o 4.º ano, o que quer dizer que tenho a possibilidade de ficar ao lado das minhas melhores amigas. Tenho saudades dos meus amigos. Tenho um estojo novo dos emojis (nem preciso de explicar o que são emojis, até eu que não tenho telemóvel sei o que são). É lindo!

A professora vai ser a mesma dos últimos dois anos. Também tenho saudades da Ana. Do que não sinto falta é do meu uniforme, mas é melhor não falarmos disso...

Filipa Bizarro Capucho, 9 anos

Filipa Bizarro Capucho › 9 anos › 4º ano

Ílhavo

"Feliz mas nervosa". Eis a sensação de ser finalista

Estou feliz mas nervosa porque este vai ser o meu último ano na escola primária. Tenho saudades da escola, dos meus amigos e dos professores. Pela primeira vez, acho que vou ter uma professora titular diferente. Estou nervosa, pois não a conheço, mas estou entusiasmada por conhecê-la.

Já comprei tudo para o regresso às aulas e até já preparei a mochila, que é da Soy Luna, igual ao estojo e à lancheira. Já fiz os trabalhos de casa. Tenho passado alguns dias com a minha melhor amiga, mas tenho saudades de quase todos os meus colegas.

Esforcei-me muito nos últimos três anos, mas agora sou finalista e vou tentar fazer ainda melhor. A minha disciplina favorita é o Inglês e a que gosto menos é Estudo do Meio, mas de uma maneira geral gosto de saber um pouco de tudo.

O primeiro dia de aulas está quase a chegar e com ele chegam os nervos, as preocupações e uma certa curiosidade por conhecer as crianças que entram pela primeira vez na escola. O rebuliço nos corredores vai dar lugar aos abraços apertados aos meus colegas.

Aguardo ansiosa por este dia!

Joana e Camila Adam Baldaia, 7 anos

Joana Adam Baldaia › 7 anos › 2º ano Camila Adam Baldaia› 7 anos › 2º ano

Lisboa

As saudades das amigas e das professoras

As férias foram muito boas, mas é melhor voltar às aulas. É que as férias de verão são muito grandes, deviam ser mais pequeninas.

J.A.B. - Já tenho saudades das minhas amigas.

C.A.B. - E da professora.

Por isso, o regresso às aulas é bom porque voltamos a encontrar-nos com as amigas e com as professoras.

Neste ano vai ser mais difícil, porque já estamos no 2.º ano. O 2.º ano tem provas finais e a ginástica vai ser mais difícil. É bom aprender Matemática, Estudo do Meio e Português. Mas a Música também vai ser mais difícil porque vamos aprender as notas nas partituras.

Já comprámos o material novo: lápis de cores macios, canetas, estojos, afias, tesouras, réguas, cadernos e borrachas com uma vassourinha para limpar os restinhos da borracha que ficam na folha quando se apaga. Neste ano temos um dicionário de língua portuguesa.

Alice Ambrósio Freire, 6 anos

Alice Ambrósio Freire› 6 anos › 2º ano

Lisboa

Cheia de entusiasmo e farta de estar de férias

Tenho imensas, imensas, imensas, saudades da minha professora e das minhas três amigas Carolina, Alice e Maria. E não tenho pena nenhuma de que as férias estejam a acabar porque na verdade já estamos há mesmo muito tempo de férias. Ainda não sei se leve a minha mochila do Frozen ou se escolha outra das que estejam lá em casa. Mas não é preciso comprar uma nova, já disse à mãe. Estou preocupada com o recreio e saber se os meninos mais velhos vão estar muito brutos. Também acho que vou continuar a ler bem (a minha professora diz que sou uma das melhores da sala) por isso acho que não vou estar destreinada... Ainda não sei se leve um vestido (porque gosto pouco das saias que tenho lá em casa) ou se leve calções. Mas acho que levo calções porque gosto mesmo de me ver de calções!

Ler mais

Premium

João Almeida Moreira

Bolsonaro, curiosidade ou fúria

Perante um fenómeno que nos pareça ultrajante podemos ter uma de duas atitudes: ficar furiosos ou curiosos. Como a fúria é o menos produtivo dos sentimentos, optemos por experimentar curiosidade pela ascensão de Jair Bolsonaro, o candidato de extrema-direita do PSL em quem um em cada três eleitores brasileiros vota, segundo sondagem de segunda-feira do banco BTG Pactual e do Instituto FSB, apesar do seu passado (e presente) machista, xenófobo e homofóbico.