40% das casas já têm questionários dos Censos 2011

Cerca de 2,3 milhões de alojamentos receberam durante a primeira semana de distribuição os questionários relativos ao Censos 2011, cerca de 40 por cento do total, disse à Lusa a presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE).

"No final da primeira semana, na segunda-feira de manhã, estavam distribuídos questionários em cerca de 2,3 milhões de alojamentos, ou seja, 40 por cento do total", afirmou Alda Carvalho.

A presidente do INE admitiu que a distribuição "atrasou" durante a primeira semana, devido ao "mau tempo" e ao Carnaval, mas manifestou-se convicta de que até ao final desta semana os questionários estão todos entregues. "O processo está a decorrer com tranquilidade", garantiu.

Alda Carvalho sublinhou que um dos problemas que se pode registar prende-se com o facto de as pessoas não se encontrarem em casa no momento em que o recenseador pretende deixar os inquéritos, mas assegurou que essa situação está acautelada. "O recenseador deixa o seu contacto para combinar uma hora ou deixa na caixa do correio o inquérito", afirmou.

No caso de se verificar que o alojamento não recebeu os inquéritos e a senha para preenchimento através da Internet, o INE apela aos cidadãos que contactem a respectiva junta de freguesia ou o comuniquem através da linha gratuita 800 22 20 11.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Pedro Lains

"Gilets jaunes": se querem a globalização, alguma coisa tem de ser feita

Há muito que existe um problema no mundo ocidental que precisa de uma solução. A globalização e o desenvolvimento dos mercados internacionais trazem benefícios, mas esses benefícios tendem a ser distribuídos de forma desigual. Trata-se de um problema bem identificado, com soluções conhecidas, faltando apenas a vontade política para o enfrentar. Essa vontade está em franco desenvolvimento e esperemos que os recentes acontecimentos em França sejam mais uma contribuição importante.