Instituto de Engenharia do Porto estuda aumento da nota mínima de entrada nos cursos
Distinção da European Accreditation of Engineering Programmes pode levar instituição a colocar 12 valores como nota mínima de acesso.
O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) revelou hoje estar a estudar o aumento da nota mínima de entrada naquela instituição devido à atribuição de um novo "reconhecimento internacional de qualidade" europeia.
Em comunicado, João Rocha, presidente do ISEP, sustenta que "a atribuição de uma nova marca de qualidade exige que a instituição mantenha níveis elevados de resposta", pelo que se torna "necessário analisar se a nota mínima se pode manter inferior a 12".
De acordo com a instituição, em causa está "o reconhecimento internacional da qualidade da formação do ISEP" através de "uma nova marca da European Accreditation of Engineering Programmes (EUR-ACE)" que coloca esta escola "no primeiro lugar" das instituições com o maior número de cursos de engenharia "reconhecidos selos de qualidade na Península Ibérica".
"Os alunos do ISEP voltam a ver, desta forma, reforçadas as suas competências no mercado europeu, passando a escola a ter seis licenciaturas e cinco mestrados com esta validação", acrescenta o comunicado enviado à Lusa.
"A distinção, atribuída novamente ao ISEP, reflete o compromisso em formar os melhores profissionais para o mercado de trabalho, não só em Portugal, mas em todo o espaço Europeu, no qual a marca EUR-ACE é reconhecida e valorizada como elemento diferenciador de um nível de aprendizagem e de desenvolvimento de competências muito elevado", sublinha João Rocha.
De acordo com o presidente do ISEP, existe "vontade de consolidar este esforço com idêntico reconhecimento de outros cursos" da instituição, "de forma a garantir aos estudantes as melhores condições para se tornarem profissionais competitivos que possam acrescentar valor e inovação num mercado cada vez mais exigente".
A instituição esclarece que a EUR-ACE "é uma marca europeia de qualidade, cujo sistema de avaliação tem por base um conjunto de requisitos que distinguem os cursos de Engenharia de alta qualidade na Europa e no estrangeiro".
Atribuída em Portugal pela Ordem dos Engenheiros, "visa o reconhecimento das qualificações profissionais no espaço europeu através de elevados padrões de qualidade".
"O ISEP foi a primeira escola de Engenharia a nível nacional a receber o selo EUR-ACE pelo mestrado em Engenharia Informática. Atualmente é a que tem agora maior número de selos atribuídos em toda a Península Ibérica", destaca o instituto.
As licenciaturas e mestrados com esta atribuição no ISEP são: Engenharia Química, Informática, Eletrotécnica e de Computadores, Eletrotécnica - Sistemas Elétricos de Energia, Mecânica e Geotécnica e Geoambiente.