Infertilidade afecta 10% dos casais

Nove a dez por cento dos casais portugueses (entre 260 e 292 mil casais) têm problemas de infertilidade ao longo da vida, conclui o estudo revelado ontem no Porto.

O primeiro trabalho epidemiológico sobre infertilidade em Portugal foi realizado por João Silva Carvalho, presidente do Colégio de Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia da Ordem dos Médicos, e pela investigadora Ana Santos. "Havia um desconhecimento quanto à prevalência da infertilidade: falava-se em cerca de 15 por cento e era sempre uma extrapolação dos números internacionais", frisou João Silva Carvalho.

O especialista referiu que 84 por cento dos inquiridos afirmaram conhecer a doença da infertilidade mas, perante perguntas concretas, o desconhecimento é ainda grande. Por exemplo, apenas 32,8 por cento dos inquiridos sabem o que é uma fecundação in vitro e 5,6 por cento uma vitromicroinjecção intracitoplasmática. Para Silva Carvalho, este desconhecimento leva a que muitos não conheçam adequadamente as causas da infertilidade e os tratamentos.

O estudo conclui que apenas entre 43 e 48 por cento das mulheres com infertilidade ao longo da vida, e 57 a 61 por cento das que se encontram em idade reprodutiva, recorrem a consulta médica.

Quando questionados sobre a idade a partir da qual a fertilidade começa a diminuir na mulher, a resposta 40 anos sobressai, mas essa é uma "idade em que começa a não haver milagres", disse Silva Carvalho, sustentando que a fertilidade declina "drasticamente" a partir dos 35 anos. "Das mulheres que consideram que o seu problema de fertilidade foi devido ao adiamento da concepção, a maioria cita a falta de condições económicas como motivo", revela ainda o estudo. A maioria dos inquiridos "acredita que a infertilidade é uma doença que pode ser resolvida por tratamento médico" .

O estudo recomenda a ampliação dos centros de procriação medicamente assistida existentes em Portugal em detrimento da criação de novas unidades, com excepção para a região sul (Alentejo e Algarve), onde não existe ainda nenhum.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG