Independentistas catalães cantam "Grândola" a Marcelo

Os restantes parlamentares reagiram prolongando os aplausos ao Presidente português para tentar abafar o gesto catalão.

O Presidente da República foi esta terça-feira à tarde às Cortes Gerais, em Madrid, onde discursou, e o final de sessão ficou marcado por um gesto dos parlamentares independentistas catalães.

Estes, no final da sessão, levantaram-se, aplaudiram a intervenção do Presidente da República, mas logo a seguir começaram a cantar a "Grândola, Vila Morena" (no vídeo ao minuto 47).

Todos eles tinham à sua frente cravos amarelos, a cor do movimento de protestos em defesa dos pesos políticos catalães. Os restantes parlamentares reagiram prolongando os aplausos ao Presidente português para tentar abafar o gesto catalão.

Marcelo, na tribunal principal do hemiciclo, limitou-se a sorrir. Nos discursos que tem feito durante esta visita de Estado a Espanha a questão catalã e da unidade de Espanha tem estado completamente ausente (no vídeo, a partir do minuto 34 e até ao 46).

As Cortes Gerais espanholas juntam as duas câmaras parlamentares: o congresso dos deputados e o senado. O discurso foi aplaudido de pé por todos.

Exclusivos

Premium

Livro

Antes delas... ninguém: mulheres que desafiaram o domínio masculino

As Primeiras - Pioneiras Portuguesas num Mundo de Homens é o livro com as biografias de 59 mulheres que se atreveram a entrar nas profissões só de homens. O DN desvenda-lhe aqui oito dessas histórias, da barrista Rosa Ramalho à calceteira Lurdes Baptista ou às 'Seis Marias' enfermeiras-paraqueditas, entre outras