Igrejas portuguesas assinalam fim do pontificado

Várias dioceses portuguesas vão assinalar hoje o final de pontificado de Bento XVI com celebrações de ação de graças, avança a agência Ecclesia. As igrejas vão tocar os sinos às 19.00 e em Lisboa está marcado um encontro de jovens para rezar pelo Papa e pelo seu sucessor.

Em Coimbra, na Sé Nova, às 19.00, D. Virgílio Antunes irá presidir a uma celebração para louvar "o Senhor pelos quase 8 anos de ministério papal de Bento XVI, pelos seus ensinamentos e pela forma simples como conduziu a Igreja", segundo um comunicado da diocese.

Uma hora antes, no Funchal, D. António Carrilho preside à celebração da eucaristia, na Sé, para afirmar "a comunhão com o Santo Padre na hora em que por vontade própria cessa as suas funções como pastor da Igreja Universal", lê-se no site da diocese.

Há também uma iniciativa para que às 19.00, à hora marcada para Bento XVI renunciar o pontificado, as igrejas toquem os sinos. À mesma hora são esperados mil e quinhentos jovens na Baixa de Lisboa, num encontro de oração pelo Papa e o seu sucessor.

O programa começa com a concentração no largo de São Domingos, e meia hora depois é celebrada missa na igreja com o mesmo nome. A iniciativa é promovida pela plataforma "Eu Acredito", que surgiu quando o Papa visitou Portugal, em maio de 2010.

Também esta manhã, em Fátima, celebrou-se uma eucaristia de "ação de graças" pela "vida" e "ministério" do Papa alemão.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG