Há portugueses a recorrerem aos hospitais sem necessidade

O presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH), Pedro Lopes, alertou hoje que há portugueses com sintomas gripais a recorrerem às urgências dos hospitais sem necessidade, sobrecarregando estes serviços.

"Ultimamente parece que está a haver uma tentativa de as pessoas se dirigirem de uma forma mais directa aos hospitais. Não a totalidade da população, mas em número mais significativo e isso é problemático para os hospitais", disse à agência Lusa Pedro Lopes.

Pedro Lopes apelou aos portugueses para recorrerem em primeira linha à Linha Saúde 24 (808 24 24 24): "Eu penso que a triagem nos cuidados primários era fundamental", defendeu.

Para o responsável, os hospitais só deviam estar a responder aos casos mais graves de gripe A (H1N1), mas não é isso que está a acontecer.

"As pessoas estão a solicitar de forma mais significativa a urgência dos hospitais para situações que não são justificáveis", o que está a causar "algumas dificuldades aos hospitais", reiterou.

Para responder a essas dificuldades, alguns hospitais estão a tentar recrutar profissionais, "mas nem sempre é fácil", acrescentou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG