Gustavo deverá ter alta dentro de 15 dias
O médico que lidera a equipa responsável pelo transplante de Gustavo Martins diz que o menino de três anos está a recuperar "muito bem" e que deverá sair do IPO de Lisboa dentro de 15 dias, cumprindo o plano previsto.
"O plano de recuperação está a decorrer dentro do esperado, muito bem", disse Manuel Abecasis na Grande Entrevista da RTP.
Gustavo Martins recebeu medula de um dador compatível encontrado na base de dadores norte-americana, a maior do mundo, no passado dia 24 de maio no Instituto Português de Oncologia (IPO).
O médico assumiu que "há sempre risco de rejeição" e que o primeiro mês é essencial para aferir da recuperação de Gustavo Martins, filho do internacional português Carlos Martins, que sofre de aplasia medular.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Manuel Abecasis não apontou uma data para a alta da criança mas numa entrevista em que manifestou algum otimismo disse que "deverá seguir o previsto", ou seja um mês de internamento.
O apelo do futebolista para encontrar um dador compatível com o filho gerou uma enorme onda de solidariedade no país, com cerca de 30 mil portugueses a dar sangue. Atualmente a base de dadores nacional tem 300 mil inscritos, adiantou Manuel Abecassis.