Governo "praticamente concretizou uma medida por dia"

O secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, disse hoje que a Estrutura de Acompanhamento dos Memorandos (ESAME) já teve 85 reuniões com a 'troika' e que "praticamente" o Governo concretizou "uma medida por dia".

Até ao momento, esta estrutura de acompanhamento do memorando já teve, segundo o governante, "85 reuniões com representantes e técnicos da 'troika'", num total de "35 entidades", disse o secretário de Estado no Parlamento na Comissão Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal.

E destacou: "O ritmo do nosso trabalho nas últimas semanas foi praticamente a concretização de uma medida por dia".

Carlos Moedas explicou que a ESAME "será extinta" no dia em que a 'troika' -- composta pelo Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia - terminar o seu trabalho em Portugal".

Na sua intervenção inicial, Carlos Moedas manifestou ainda total disponibilidade do Governo para partilhar "toda a informação requerida" e destacou que a ESAME tem como missão "acompanhar, em conjunto com o Ministério das Finanças, o cumprimento integral das medidas" acordadas com a equipa externa.

"Acompanhar a execução de cada medida ao longo de todas as fases do processo, encontrar as soluções que assegurem mais eficazmente a implementação das medidas, dar apoio técnico a cada ministério, promover a cooperação entre serviços de cada ministério, coordenar e centralizar informação com as instituições internacionais" são as responsabilidades da ESAME, esclareceu Carlos Moedas.

Carlos Moedas destacou igualmente, perante os deputados que compõem a comissão de acompanhamento, o facto de Portugal ser o único país, entre os três que actualmente beneficiam de ajuda financeira externa, a ter uma equipa sob alçada directa do Governo, nomeadamente, do primeiro-ministro.

"Tal demonstra o empenho ao mais alto nível no cumprimento das nossas tarefas", enfatizou o governante, segundo o qual "o valor desta equipa foi reconhecido tanto internamente, como externamente pela missão conjunta da 'troika'".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG