Vouchers para viagens de comboio grátis a partir de segunda-feira

Alunos que transitem do 1º para o 2º ano do ensino superior com aproveitamento escolar podem viajar no "Comboio do Conhecimento" durante uma semana. A iniciativa do Governo quer promover o sucesso académico

A partir de segunda-feira podem ser pedidos os vouchers para o "Comboio do Conhecimento", a iniciativa do Governo que oferece viagens de comboio grátis, de sete dias, a alunos que transitem do 1º para o 2º ano do ensino superior com aproveitamento escolar.

"Não fiques apeado. Dá crédito aos teus estudos e vem conhecer Portugal". É este o mote do programa do Governo que tem como objetivo promover o sucesso académico, "evidenciar os benefícios da formação superior", bem como "estimular a aquisição de competências e o conhecimento do território". Uma iniciativa que se insere no programa "Estudar mais é preciso".

Apenas quatro em 10 jovens com 20 anos está a frequentar o ensino superior, revela estudo

Os estudantes de cursos técnicos superiores profissionais, bem como os de licenciatura e mestrado integrado, que tenham completado com o ano letivo 2017/2018 com, pelo menos, 36 créditos podem pedir os vouchers a partir de segunda-feira através do site www.comboio-conhecimento.pt. Para esses alunos, o executivo de António Costa oferece viagens de uma semana para qualquer ponto do país.

As viagens vão decorrer na rede CP, nomeadamente nos serviços urbano, regional, inter-regional e intercidade.

Um projeto inédito que quer promover a formação superior e contrariar os últimos dados que revelam que "apenas quatro em 10 jovens com 20 anos está a frequentar o ensino superior". Números de um estudo do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) revelado em março. "As taxas de insucesso e abandono têm ainda expressão considerável e os níveis gerais de formação superior da nossa sociedade são ainda visivelmente modestos", considera o Governo.

No "Comboio do Conhecimento", os estudantes, através da aplicação Globestamp, vão ter ainda a possibilidade de conhecer os locais por onde vão parando ao viajar nos comboios da CP, mas também planear experiências e registar memórias. As viagens vão decorrer na rede CP, nomeadamente nos serviços urbano, regional, inter-regional e intercidade.

"São anos exigentes", afirmou à Lusa a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, aquando do anúncio da iniciativa do Governo. "É um estímulo para conhecer o território e a identidade nacional" disse na altura.

Além do passe de sete dias, os alunos vão poder usufruir de descontos para passar seis noites em quarto múltiplo nas Pousadas da Juventude.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG