Gabinete na Trofa cuida dos que tratam de idosos

Como mudar a fralda a um acamado sem prejudicar a própria saúde é um exemplo dos muitos assuntos a ministrar no gabinete de apoio aos cuidadores de idosos, que hoje nasce oficialmente na Trofa.

O gabinete, o primeiro do género em Portugal, está instalado na Unidade de Saúde Familiar (USF) de São Romão do Coronado, concelho da Trofa, e resulta de um protocolo deste estabelecimento de saúde com a Universidade de Aveiro.

"Há muitas pessoas que tratam dos idosos, mas não têm quem lhes ensine a melhor forma de o fazerem, tanto do ponto de vista delas próprias como do ponto de vista dos que estão a seu cuidado. É esta lacuna que queremos colmatar, com este gabinete", explicou à Lusa uma das coordenadoras da estrutura.

Susana Freitas exemplificou com o caso de uma mulher que mudava a fralda a um idoso acamado como se o estivesse a fazer a um bebé, "pegando nele em peso e prejudicando seriamente a sua própria saúde".

São tarefas como esta, "que parecem simples mas que são muito importantes", que o gabinete pretende ensinar a executar devidamente.

Esta USF serve cerca de 12 mil pessoas, estando neste momento identificados perto de 70 cuidadores.

Exclusivos