Freguesias distribuem fotos dos recenseadores por segurança

O presidente da associação de freguesias considerou hoje que os Censos 2011 estão a correr bem, há freguesias a personalizar os coletes e a distribuir fotos dos recenseadores, para que os inquiridos se sintam mais seguros.

O responsável da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) considerou que a operação Censos 2011 "está, de uma maneira geral, a correr bem, tirando um ou outro caso", como o de uma mulher de 84 anos que foi roubada em mais de mil de euros ao deixar entrar em casa um homem que a interpelara sobre a realização dos censos.

"Há ainda um ou outro caso em que a população é mais temerosa e reage menos bem ao contacto, mas cabe aos autarcas de freguesia, ao Estado e ao Instituto Nacional de Estatística (INE) desenvolver uma intensa campanha pedagógica nesta matéria", salientou Armando Vieira.

O autarca salientou que, com o objectivo de garantir que as pessoas se sentem mais seguras, "há freguesias que já mudaram a cor e personalizaram mais os coletes" que identificam os recenseadores. "Nós aqui, por exemplo, identificámos com fotografias todos os inquiridores e divulgámos essas fotos maciçamente à população, para que, se aparecer um daqueles rostos, as pessoas o identifiquem", disse o presidente da junta de Oliveirinha, em Aveiro.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG