FNE reúne hoje Secretariado Nacional para decidir greve

O Secretariado Nacional da Federação Nacional da Educação (FNE) reúne-se hoje extraordinariamente, para consultar os sindicatos membros e decidir se adere à greve geral de professores agendada para 17 de junho, primeiro dia de exames nacionais do secundário.

De acordo com o comunicado da FNE, a estrutura vai reunir para "apreciar as ações que, na reunião de associações de professores ocorrida no passado dia de 16 de maio, foram agendadas para o mês de junho (greve às avaliações, manifestação e greve geral)".

A reunião, que começa às 15:30 e tem hora prevista para terminar por volta das 18:00, vai decorrer na sede da UGT, a federação nacional na qual se integra a federação da educação e no final será divulgada uma resolução.

Os sindicatos agendaram uma greve geral de professores para 17 de junho, dia que coincide com o primeiro dia dos exames nacionais do ensino secundário, e marcaram para dia 15 de junho uma manifestação nacional.

A decisão foi tomada durante uma reunião realizada na quinta-feira e que juntou, em Lisboa, nove sindicatos de docentes para analisar os impactos na educação das medidas anunciadas pelo Governo, que podem implicar o aumento do horário de trabalho e a passagem à mobilidade especial dos professores.

A Federação Nacional de Educação (FNE) foi a única estrutura sindical que não expressou um apoio imediato à greve, condicionando a sua decisão ao que for deliberado numa próxima reunião dos seus órgãos diretivos.

Ficou ainda agendado um período de greve aos serviços de avaliação, nos dias 11, 12, 13 e 14 de junho, que vão afetar sobretudo as reuniões de avaliação dos alunos do 9º, 11º e 12º ano, que realizam exames nacionais e terminam o período de aulas mais cedo do que os outros anos escolares.

O ministro da Educação, Nuno Crato, garantiu na segunda-feira que o Governo tudo fará para que os alunos não sejam prejudicados nos exames pela anunciada greve dos professores, que classificou de "estranha".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG