Exército entrega pedido de exoneração de general ao Governo

Comandante das Forças Terrestres entregou pedido de exoneração e declaração de passagem à reserva ao chefe do Exército.

O chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) entregou esta segunda-feira ao ministro da Defesa o pedido de exoneração do comandante operacional do ramo, tenente-general Faria Menezes, soube o DN.

A entrega a Azeredo Lopes do documento pelo CEME, general Rovisco Duarte, decorrer do facto de Faria Menezes ter sido nomeado pelo ministro da tutela para o cargo de comandante das Forças Terrestres.

Faria Menezes anunciou sábado ao Expresso que iria demitir-se esta segunda-feira, em protesto e por discordar frontalmente da decisão do CEME - anunciada uma semana antes - de exonerar os comandantes das cinco unidades responsáveis pela segurança dos paióis de Tancos.

"Houve uma quebra do vínculo sagrado entre comandantes e subordinados. Por respeito aos princípios e valores que perfilho, vejo-me obrigado a pedir a exoneração como comandante das Forças Terrestres", afirmou Faria Menezes.

Os paióis de Tancos foram alvo de furto, descoberto dia 28 de junho e divulgado no dia seguinte, tendo desaparecido lança-granadas, munições e granadas ofensivas, entre outro material cujo valor foi contabilizado em 34 400 euros.

No sábado foi também confirmada a informação de que o tenente-general Antunes Calçada, comandante do Pessoal, apresentara a demissão - tendo já entregue os papéis - e invocando "divergências inultrapassáveis" com o CEME.

Tanto Antunes Calçada (Cavalaria) como Faria Menezes (Infantaria) são do mesmo curso de Rovisco Duarte (Artilharia) na Academia Militar, tendo os três sido ouvidos pela tutela em 2016 como potenciais escolhas para o cargo de CEME (cujo titular se demitira em protesto contra Azeredo Lopes e por causa do Colégio Militar).

O Exército confirmou, entretanto, que Faria Menezes entregou também a declaração de passagem à reserva, que ocorrerá a 14 de julho.

Atualizada às 20:15 com comunicado do Exército

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG