Esta noite celebramos os bons professores do País

Esta noite, no Hotel D. Pedro, em Lisboa, será conhecido o vencedor final da iniciativa DN Professor do Ano. Terminam assim mais de oito meses de um projeto destinado a valorizar o elo fundamental na aprendizagem dos alunos: o professor. Os oito vencedores mensais, dos quais sairá hoje o professor do ano, foram propostos pelas próprias comunidades em que se inserem e escolhidos por um júri de personalidades de relevo. O "main sponsor" foi a JP - Inspiring Knowledge

O ano letivo está a terminar e também a iniciativa DN Professor do Ano - que desde outubro vem divulgando exemplos de profissionalismo e empenho nas salas de aula - chega esta noite ao fim, com a consagração dos vencedores, numa gala que decorre a partir das 19.30 no Hotel D. Pedro, em Lisboa.

A cerimónia de hoje será apresentada por Mariana Alvim, escritora, guionista e animadora das manhãs da RFM. Cuca Roseta, que a crítica tem batizado de "a nova voz do fado", vai cantar alguns dos seus temas ao longo do serão. A entrega dos prémios aos vencedores mensais e ao vencedor final decorrerá no final do jantar, a partir das 22.30.

Os convidados de honra são, claro está, os oito professores vencedores das edições mensais do prémio, dos quais apenas um não poderá estar presente por se encontrar no estrangeiro, fazendo-se representar por um diretor da sua escola. A acompanhar os professores estarão alunos e colegas de trabalho que propuseram os seus nomes, até porque, recorde-se, uma das regras desta iniciativa era a obrigatoriedade de os candidatos serem propostos pela comunidade educativa em que se inserem.

Elementos do júri do DN que escolheram os vencedores mensais e o final - que só hoje, na gala, será informado da decisão - também estarão presentes. Os professores universitários e ex-governantes Adriano Moreira e Roberto Carneiro, o também professor universitário e pensador Viriato Soromenho-Marques e o empresário e ex-presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais Albino Almeida já confirmaram a presença. Do júri, só a escritora e jornalista Alice Vieira não conseguirá comparecer.

Entre os convidados incluem-se outras figuras de peso na área da educação, como José Manuel Canavarro, professor universitário e ex-secretário de Estado da Ação Educativa. Foram ainda convidadas várias das dezenas de personalidades que, todas as segundas-feiras, ao longo dos últimos meses, aceitaram recordar nas páginas do DN as suas próprias experiências enquanto estudantes e recuperar os nomes dos professores que marcaram o seu percurso.

Entre os entrevistados que já confirmaram a presença incluem--se o astrónomo Máximo Ferreira e o juiz desembargador Eurico José Marques dos Reis.

A Controlinveste, empresa proprietária do DN, será representada na gala pelo presidente, Joaquim Oliveira, e pelos administradores Rolando Oliveira, Gabino Oliveira, Manuel Soares e Jorge Carreira. O diretor de Marketing da Controlinveste, Alexandre Nilo Fonseca, e o diretor-geral comercial da empresa, Luís Ferreira, também acompanharão a despedida de uma iniciativa que ajudaram a concretizar e a dinamizar.

Pelo DN têm presença confirmada o diretor, João Marcelino, a diretora adjunta, Filomena Martins, e o subdiretor Leonídio Paulo Ferreira.

A JP - Inspiring Knowledge, fabricante dos famosos computadores Magalhães e main sponsor desta iniciativa, não faltará à festa de encerramento, contando com uma "delegação" em que se incluem os administradores João Paulo Sá Couto e Jorge Sá Couto.

Também a book.it, uma rede de livrarias do grupo Sonae, é parceira da iniciativa e deverá esta representada na gala.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG