Espanhóis falam melhor inglês do que portugueses. Seriously?

Portugal caiu quatro lugares, num ranking internacional. Na Europa, só França, Itália e Eslováquia ficam atrás de Portugal.

Portugal caiu quatro lugares no English Proficiency Index elaborado pela Education First (EF) e acabou ultrapassado pelo país vizinho, no nível de conhecimentos de língua inglesa. Ocupamos o 21.º lugar entre 63 países.

O ranking, que é hoje divulgado, coloca ainda Portugal na cauda da Europa, à frente apenas da França, Itália e Eslováquia. Esta é a quarta edição do índice elaborado pelo grupo que tem mais de 400 escolas de línguas no mundo.

Apesar de ter caído no ranking a verdade é que o nível de proficiência dos portugueses tem vindo a subir (era de 55.39 em 2012 e agora está nos 56.83). Além disso, Minh Tran, director of research and academic partnerships da EF, sublinha em declarações ao DN que "a diferença entre os dois países mantém-se ténue".

Também é certo que os autores do estudo, feito através de testes online que incluem compreensão, fala e escrita, defendem que este pode não ser representativo dos conhecimentos de cada país. Ainda assim, só são analisados os países que tenham feito pelo menos 400 testes. Uns são abertos a qualquer pessoa com mais de 18 anos e acesso à internet, e outros são lançados pela EF durante o processo de inscrição para os seus cursos de inglês. Na análise deste ano participaram mais de 750 mil pessoas. De destacar ainda o facto de os dez primeiros países no ranking serem todos europeus.

Leia mais pormenores na edição impressa ou no e-paper do DN

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG