Empresa de diálise já solicitou transferência dos 64 insuficientes renais com hepatite B

A empresa de diálise que decidiu encerrar salas de tratamento já solicitou a transferência dos 64 insuficientes renais com Hepatite B que usavam os seus serviços para as administrações regionais de saúde, mas assegura que nenhum doente corre risco.

A NephroCare explicou hoje, em comunicado, ter pedido no dia 6 de Outubro às administrações regionais de saúde (ARS) do país a transferência dos doentes: 18 para o Norte, 10 para o Centro, 31 para Lisboa, dois para o Alentejo e três para o Algarve. "Foram contactadas as diversas ARS do país, no sentido de saber qual o procedimento a adoptar com vista à concretização da desactivação das 11 diversas salas de diálise afectas ao tratamento de doentes portadores do vírus da hepatite B", afirma a empresa em comunicado, esclarecendo que só as ARS "podem determinar esta medida".

A NephroCare assegura, contudo, que "não está a recusar o tratamento a nenhum insuficiente renal crónico com hepatite B" e que este processo "não coloca, em circunstância alguma, em risco a vida destes utentes, que são actualmente tratados na NephroCare, e pretende-se de futuro que o sejam na rede nefrológica dos Hospitais do SNS[Serviço Nacional de Saúde]". A empresa justifica a decisão com os cortes orçamentais efectuados pela tutela e adianta que as suas dívidas ultrapassavam no final de Agosto os 100 milhões de euros.

A NephroCare prepara-se para encerrar até final deste mês as salas de tratamento de diálise a portadores de vírus de Hepatite B em todo o país, uma informação que foi conhecida segunda-feira através de uma denúncia do Sindicato Independente dos Médicos (SIM). O Ministério da Saúde confirmou ter tido conhecimento desta intenção e esclareceu que as ARS já estão a avaliar a forma de apresentar alternativas para estes doentes. Entretanto, a partir da denúncia do Sindicado Independente dos Médicos, a Inspecção Geral das Actividades em Saúde abriu um processo de averiguações a esta situação.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG