Embarcação de pesca naufraga ao largo de Sesimbra
Os quatro tripulantes do barco "Arcanzil" foram resgatados com vida e assistidos no Hospital São Bernardo, em Setúbal.
A embarcação de pesca "Arcanzil" naufragou hoje ao largo do Cabo Espichel (Sesimbra), mas os quatro tripulantes foram resgatados com vida e assistidos no Hospital São Bernardo, disse à Lusa Luís Jiménez, capitão do porto de Setúbal.
"Cerca das 06:15, o mestre do 'Arcanzil' terá detetado uma entrada de água descontrolada através da popa da embarcação, a cerca de cinco milhas a sudoeste do Cabo Espichel, e os quatro tripulantes passaram de imediato para uma jangada pneumática, tendo sido posteriormente recolhidos pela embarcação 'Carlos e Rui'", disse Luís Jiménez, adiantando que a capitania do porto de Setúbal só recebeu o alerta às 08:20.
De acordo com informações da Marinha Portuguesa, os quatro pescadores, com idades compreendidas entre os 27 e 49 anos, são naturais da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
Segundo Luís Jiménez, foi mobilizada de imediato uma lancha salva-vidas para o local, mas os quatro náufragos - que apresentavam sinais de hipotermia - regressaram a terra a bordo da embarcação de pesca que os tinha recolhido e que lhes garantia melhores condições de abrigo dos fatores meteorológicos.
Os quatro tripulantes da embarcação naufragada chegaram ao porto de Sesimbra cerca das 11:00, onde foram avaliados por uma equipa de emergência médica e encaminhados para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal. Apesar dos sinais de hipotermia, encontravam-se em situação estável.
A coordenar as operações esteve uma lancha SR29 da Estação Salva-Vidas de Setúbal, com agentes da Polícia Marítima.
O presidente da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar, José Festas, armador da embarcação, deslocou-se da Póvoa de Varzim até Sesimbra para prestar apoio aos náufragos.