Eleição de presidente do Parlamento continua hoje

O processo de eleição do presidente da Assembleia da República continua hoje em São Bento, pelas 16:00, após o "chumbo" do candidato apresentado pelo PSD, Fernando Nobre e duas tentativas falhadas de angariar os necessários 116 votos.

O presidente interino do Parlamento, o social-democrata Guilherme Silva, afirmou que os responsáveis do PSD pediram "algum tempo para preparar uma candidatura alternativa".

Segunda-feira, na primeira votação, Nobre conseguiu 106 votos favoráveis, num total de 228 votos expressos, seguindo-se novo sufrágio no qual apenas obteve 105 "sim". O presidente da Assistência Médica Internacional (AMI) não conseguiu ter o apoio da totalidade do grupo parlamentar "laranja" (108) e assumiu "não reunir as condições para me submeter a uma terceira votação".

O deputado independente declarou que vai continuar a exercer as funções enquanto entender que é útil ao país.

O Regimento da Assembleia da República estipula que as candidaturas à presidência da instituição sejam subscritas por um mínimo de um décimo e um máximo de um quinto do número total de deputados (230), devendo ser apresentadas ao presidente em exercício até duas horas antes do momento da eleição.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG