Educação: Escolaridade obrigatória até ao 12.º e avaliação de professores

O PS quer estender a escolaridade obrigatória até ao fim do ensino secundário e desenvolver um modelo de avaliação de professores e de escolas, de acordo com o programa eleitoral do partido hoje divulgado.

A concretização da extensão da escolaridade obrigatória até ao 12.º ano é um dos principais desafios apontados pelo Partido Socialista para "promover a qualificação das pessoas".

Para tal, pretende prosseguir com a modernização do parque escolar e com o apetrechamento tecnológico das escolas.

Em termos de conteúdos educativos, os socialistas querem uma oferta formativa mais diversificada, apostando em especial nas vertentes tecnológica e profissional.

Para combater os principais problemas de aprendizagem dos alunos portugueses, o PS propõe um reforço do ensino da língua portuguesa, das matemáticas e das ciências experimentais.

Um outro objectivo apresentado pelo partido é a "promoção de uma cultura de rigor e exigência", o que passará necessariamente por criar sistemas de avaliação, "equilibrados e eficientes", de alunos, professores e escolas.

O PS preconiza ainda o desenvolvimento da autonomia e da direcção de escolas e agrupamentos, de forma a favorecer a sua inserção no meio social em que se inserem.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG